Nadal não está surpreendido com momento e atira: «Não sei se vou voltar a ter aquele nível...»

Nadal não está surpreendido com momento e atira: «Não sei se vou voltar a ter aquele nível…»

Por Nuno Chaves - novembro 15, 2022

Rafa Nadal foi esta terça-feira derrotado por Felix Auger-Aliassime na segunda jornada das ATP Finals e ficou com um pé fora da próxima fase da prova. O espanhol, que perdeu pela quarta vez seguida, explicou as suas sensações e o que pode representar para o futuro.

ANÁLISE AO ENCONTRO

Melhor que o outro dia em termos gerais. Não fui capaz de aproveitar as minhas oportunidades. Perdi um jogo horrível com 4-3. Lutei até ao final mas quando as coisas acontecem desta maneira, é difícil mudar a dinâmica e o resultado, especialmente debaixo destas circunstâncias. Nesta superfície, a jogar contra grandes servidores e jogadores, não me posso queixar de nada, simplesmente aceitar o que aconteceu. Havia outro rival noutra situação a jogar melhor nos pontos importantes. Bem feito.

DIFICULDADE EM VOLTAR AO MELHOR NÍVEL

Foram seis meses bastante duros em todos os aspetos. Simplesmente aceito isso. Quando te encontras em todas as circunstâncias que eu encontrei nos últimos seis meses, estar aqui é positivo. Isso é o principal. O que aconteceu hoje e nas últimas semanas não é uma grande surpresa. Isso não significa que não esteja triste pelos resultados. É algo que podia acontecer mas passei por alguns meses muito duros. Isso é tudo. O que posso fazer é continuar a trabalhar, continuar a fazer tudo o que devo fazer para ter uma oportunidade de começar com oportunidades reais em 2023. Isso é o importante. Há algumas coisas positivas. Consegui jogar dois torneios nas últimas três semanas, algo que não fiz durante bastante tempo.

VAI VOLTAR AO MELHOR NÍVEL?

Não creio que me tenha esquecido de como jogar ténis, de como ser forte mentalmente. Preciso de recuperar as sensações positivas e toda a confiança, a mentalidade forte, para estar ao nível que quero estar. Não sei se vou voltar a alcançar esse nível de novo. Mas não tenho dúvidas de que vou morrer para o conseguir.

OTIMISTA OU PREOCUPADO PARA 2023?

Pode ser de ambas as formas. Podes ser otimista e ao mesmo tempo ter algumas dúvidas. Por que não? Para mim, as dúvidas, como disse infinitas vezes, são muito boas neste mundo. As pessoas que não têm dúvidas é porque, provavelmente, são muito arrogantes, no meu ponto de vista. Se não és otimista ou positivo, é impossível que as coisas sigam da maneira correta. Esta é a minha filosofia. O que vai acontecer na Austrália? Não sei. Falta um mês e meio. O que posso fazer para ter uma oportunidade de ter uma boa temporada em 2023? Como sempre, ser suficientemente humilde para aceitar que tenho um desafio pela frente, que os últimos seis meses foram muito difíceis para mim e que preciso de trabalhar mais e recuperar as coisas boas que perdi. Estou preparado para passar por todo este processo e num par de meses saberemos se tenho determinação em todo o processo.

Nadal perde quatro encontros seguidos na mesma época apenas pela segunda vez na carreira

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.