This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Nadal critica arbitragem e diz adeus no Rio Open
Fabio Fognini foi este sábado forçado a arrancar a vitória a ferros para rumar à sua nona final de carreira no Rio Open. Depois de uns quartos-de-final polémicos, que o forçaram a ir para a cama mais tarde, o número 28 mundo apresentou-se longe do seu melhor frente a Rafa Nadal e o último ponto foi foi disputado apenas passadas mais de duas horas e numa terceira partida. David Ferrer é o adversário da final.
A verdade é que, na jornada anterior, Fabio Fognini tinha terminado o seu duelo já depois da 1h da manhã, enquanto Nadal apenas saiu do court às 3h. O desgaste físico foi notório em ambos os jogadores e os erros foram uma constante ao longo de todo o duelo, que terminou com os parciais de 1-6, 6-2 e 7-5.
No primeiro set, Nadal não disparou mais do que quatro winners e o serviço este longe de estar afinado, acabando por beneficiar dos 14 erros cometidos pelo seu oponente. O segundo set teve contornos completamente contrários (16 erros por parte de Nadal) e a terceira partida foi bem mais disputada.
Nadal ainda salvou os dois primeiros match points mas parece ter sofrido com cãibras na reta final do encontro, o que acabou por ser determinante para a primeira vitória do italiano diante do campeão em título.
Vídeo do incrível match point:
Importa notar que, durante o encontro, o espanhol, que desde desta forma para o quarto lugar do ranking na segunda-feira, voltou a contar com Carlos Bernardes no comando da equipa de arbitragem, chegando a proferir palavras polémicas contra o árbitro depois de decisões com as quais discordou: “Vou pedir para que nunca mais sejas o meu árbitro-de-cadeira, não posso mais contigo. Não tenho nada contra ti, mas és os que mais pressão me dá no circuito. Cansei-me”.
Já David Ferrer não vacilou para marcar presença na 48.ª final da sua carreira a nível profissional, eliminando o austríaco Andreas Haider-Maurer por 7-5 e 6-1. Depois de uma primeira partida bastante equilibrada, onde o número 74 mundial deu início a uma troca de sete breaks, Ferrer disputou um segundo set mais sólido e perdeu somente um ponto disputado com o seu primeiro serviço, dando por finalizado o duelo ao cabo de 1h24 e depois de 21 winners aremessados.
Esta será a sétima vez que Fabio Fognini e David Ferrer vão estar frente-a-frente num encontro do circuito profissional, com todas as vitórias a cairem para o lado do jogador mais cotado, que apenas perdeu dois sets no total.
- Categorias:
- ATP World Tour