Nadal aos 16 anos: «Gosto mais de indoor e de relva do que de terra»

Nadal aos 16 anos: «Gosto mais de indoor e de relva do que de terra»

Por José Morgado - junho 13, 2019
Rafael-Nadal

O vídeo é antigo, tornou-se viral há alguns anos mas agora tem sido repescado na sequência do 12.º título de Rafael Nadal em Roland Garros. É que então com 16 anos, e quando até já era um pequeno fenómeno (a sua primeira vitória no Masters 1000 foi meses depois) em terra batida, o maiorquino dizia que o seu piso preferido… não era a terra batida!

“A verdade é que gosto mais de courts cobertos ou de relva do que de terra batida, mas também gosto de jogar em terra batida”, disparava então com propriedade do espanhol, sem hesitar na hora de afirmar que Wimbledon era o torneio que mais gostaria de ganhar um dia — “mas é preciso trabalhar muito” e que Carlos Moya era o seu jogador favorito.

Ora, Nadal ganhou Roland Garros pela primeira vez três anos depois deste vídeo, em 2005, e jogou a sua primeira final de Wimbledon diante de Roger Federer no ano seguinte, em 2006. Ganhou Wimbledon por duas ocasiões — 2008 e 2010 — e Moya é agora o seu treinador principal. A vida dá muitas voltas…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/935703158067691520

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com