This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Nacional: Coelho e Santos vencem batalhas do dia e favoritos entram em prova esta quarta-feira
Fábio Coelho e Maria Santos saíram por cima das primeiras “maratonas” do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e avançaram para os oitavos de final dos quadros principais de singulares. Nuno Borges e Francisca Jorge, os campeões em título, ficaram isentos da primeira ronda e estreiam-se na quarta-feira, tal como os restantes cabeças de série.
Num duelo entre wild cards, Fábio Coelho (que este ano se estreou em finais de singulares e pares no circuito internacional) levou a melhor sobre o atual campeão nacional de sub 18, Henrique Rocha, por 5-7, 6-1 e 7-6(5).
Para vencer, o tenista de Oliveira de Azeméis precisou de salvar cinco match points (ao 4-5 da terceira partida) e recuperar de 1-5 no tie-break decisivo, assinando a vitória em 2h39. Com este triunfo, Fábio Coelho marcou encontro com Afonso Portugal, que por ser o oitavo cabeça de série ficou isento da primeira ronda.
Nos restantes encontros do quadro principal masculino só se registou mais um duelo em três sets, com o qualifier João Martins a recuperar para derrotar Ricardo Ramos, por 1-6, 7-6(2) e 6-4. Segue-se Tiago Cação, segundo favorito e finalista em 2020. Pedro Libório, Jaime Faria, Martim Simões, Illia Stoliar, Gonçalo Falcão e Miguel Gomes assinaram as restantes vitórias.
A competição feminina também começou com algum drama: num duelo entre duas jogadoras da Escola de Ténis da Maia, Maria Santos (vice-campeã nacional de sub 18) precisou de 3h05 para derrotar Mafalda Guedes por 7-6(3), 3-6 e 6-1.
Com este resultado, a maiata juntou-se à tetracampeã nacional Francisca Jorge na segunda eliminatória, marcada para quarta-feira.
Todos os outros encontros se decidiram em duas partidas: Mariana Campino venceu Carolina Azadinho por 6-2 e 6-1, Maria Pinto superou Débora Madile por 6-0 e 6-0, Sofia Pinto venceu Beatriz Lopes por 6-2 e 6-1, Elizabet Hamaliy aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Beatriz Santos, Sara Lança venceu Alexandra Roque Silva por 6-1 e 6-0, Angelina Voloshchuk (campeã nacional de sub 14) triunfou por 6-2 e 6-2 contra Analu Freitas e Maria Garcia (vencedora do Campeonato Nacional de Sub 16) venceu Sara Neto com 6-0 e 6-2.
A segunda parte da jornada foi dedicada à primeira ronda dos quadros de pares. Recém-campeões do Challenger de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Nuno Borges e Francisco Cabral iniciaram a defesa do título com um triunfo por 6-2 e 6-0 perante Pedro Libório/Martim Marujo. Do outro lado do quadro, Tiago Cação (campeão em 2016 ao lado de Francisco Cabral) e Miguel Gomes venceram os segundos cabeças de série, Luís Faria e Jaime Faria, por 6-4 e 6-3. Já Frederico Gil avançou ao lado de Pedro Araújo, com os parciais de 6-0 e 6-1 sobre Pedro Ferreira/Guilherme Rosa.
- Categorias:
- Portugal