This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Medvedev gasta sete vidas contra Auger-Aliassime mas vira de dois sets a zero rumo às ‘meias’
Durante grande parte do encontro, Daniil Medvedev viu a vida a andar para trás e não sabia o que fazer para contrariar uma exibição que estava a ser monumental de Felix Auger-Aliassime. A questão é que o número dois mundial não teve medo de ir para a guerra e agarrou-se com unhas e dentes às suas hipóteses, antes de descobrir uma brecha e derrubar a muralha do canadiano rumo às meias-finais do Australian Open.
Há muito para contar, mas vamos por partes. Os parciais 6-7(4), 3-6, 7-6(2), 7-5 e 6-4 ilustram um encontro louco, que durou 4h42 e vai certamente deixar o canadiano de 21 anos, que apareceu com um plano de jogo e nível de execução quase perfeitos, extremamente frustrado. É que houve vários momentos em que Auger-Aliassime teve a segunda vitória da carreira contra um top 5 à vista (a primeira frente a Medvedev), como quando estava 4-4 e 0-30 no serviço de Medvedev no terceiro set. Ou quando, na quarta partida, Auger-Aliassime teve mesmo um match point a 5-4 no saque do russo, que disparou uma bomba para fugir dos problemas.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1486330230952374275
Esse acabou por ser o ponto de viragem, uma vez que Medvedev alcançou logo depois aquele que era apenas o seu segundo break em todo o encontro para empatar a dois sets. Quando parecia que o russo ia disparar no marcador, a verdade é que Auger-Aliassime teve uma espécie de última oportunidade. O canadiano ficou com três pontos de break na mão no primeiro jogo de serviço de Medvedev, mas o russo voltou a escavar bem fundo para resistir e como quem não mata, morre… foi ele quem fez o break logo a seguir.
Com a balança psicológica toda a pender para o lado de Medvedev, já não havia volta a dar. Ou parecia. Auger-Aliassime ‘inventou’ um break point a 4-3, apenas para o russo voltar a mostrar gelo nas veias. Já não havia mesmo volta a dar. Ou parecia. A servir para fechar o encontro, Medvedev enfrentou o 15-40, mas agigantou-se no primeiro break point e aproveitou um erro de Auger-Aliassime no segundo. Uns segundos depois, soltou o grito da vitória. Aí, sim, já não havia volta a dar.
Desta maneira, o 2.º cabeça-de-série avança para as meias-finais de um torneio do Grand Slam pela quinta vez na carreira, a segunda no Australian Open. Curiosamente, vai reeditar precisamente a ‘meia’ de 2021 com Stefanos Tsitsipas, com a confiança de ter alcançado apenas a sua segunda reviravolta de dois sets a zero na carreira: a outra foi no ano passado, em Wimbledon, contra Marin Cilic. Já Auger-Aliassime falha o objetivo de chegar ao top 4 em dois Majors consecutivos, depois de o ter feito no US Open da época passada.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Australian Open 2022