Matilde Jorge volta a ter jogo adiado e final no Algarve passa para segunda-feira

Matilde Jorge volta a ter jogo adiado e final no Algarve passa para segunda-feira

Por José Morgado - outubro 12, 2024
Matilde-Jorge
Créditos: Beatriz Ruivo/FPT

Matilde Jorge esteve encaminhada para chegar às meias-finais do The Campus Carby VW Ladies Open, mas deixou escapar a liderança e o encontro acabou interrompido e adiado para domingo por causa da chuva. As francesas Kristina Mladenovic e Amandine Monnot são as primeiras semifinalistas do ITF W50 que o complexo multidesportivo situado no coração da Quinta do Lago organiza com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis.

A número dois nacional (387.ª WTA) e única portuguesa ainda em prova na terceira edição do torneio mais importante da região algarvia tinha acabado de perder o jogo de serviço inaugural do terceiro set contra a bielorrussa Kristina Dmitruk (437.ª e ex-216.ª) quando o mau tempo forçou à interrupção da jornada no The Campus.

Em busca das terceiras meias-finais da carreira em singulares, Jorge chegou a liderar por 6-4 e 5-3, mas foi quebrada num jogo em que cometeu duas duplas faltas e mentalmente desapareceu do encontro. Dmitruk venceu os sete pontos do tie-break e abriu a terceira partida com um break em branco num jogo que começou com ponto de penalização para a jovem lusa por ir à casa de banho pela segunda vez e demorar mais do que o tempo permitido (90 segundos entre sets e 30 segundos até realizar o primeiro serviço).

Antes do mau tempo interromper a jornada ainda se concluíram dois encontros dos quartos de final, mas em metades opostas do quadro: na superior, onde está a portuguesa, Kristina Mladenovic (208.ª e ex-10.ª) venceu Justina Mikulskyte (223.ª) por 6-4 e 6-2; na inferior, Amandine Monnot (521.ª) deu a volta a Mia Ristic (412.ª) com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-1.

No domingo, Matilde Jorge e Kristina Dmitruk retomarão o encontro às 10h30, a mesma hora a que Yasmin Mansouri e Francesca Curmi voltarão à ação com o resultado favorável à segunda (7-5 e 6-6).

Se for bem-sucedida, a tenista vimaranense voltará ao court para disputar as meias-finais de singulares e ainda as meias-finais de pares (com Mikulskyte). Caso não consiga resolver de forma favorável o embate individual, mas vença o de pares, poderá ter jornada dupla nessa variante e lutar pelo título que há um ano lhe escapou na final, então ao lado da irmã mais velha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com