Matilde Jorge perde e já só há uma portuguesa em pares no CETO

Matilde Jorge perde e já só há uma portuguesa em pares no CETO

Por Bola Amarela - agosto 20, 2020
matilde-ceto
FOTO FPT

Menos de 24 horas depois de ter carimbado a vitória que lhe assegurou a entrada no ranking WTA pela primeira vez na carreira dentro de 10 dias, Matilde Jorge não conseguiu surpreender e assegurar uma inédita presença nos quartos de final de torneios ITF.

Com apenas 16 anos, a jovem natural de Guimarães não teve armas para Clara Tauson, dinamarquesa que apesar da tenra idade (tem 17) já conta no currículo com seis títulos no circuito profissional e está muito perto do top 200 (é a 212.ª), para além de ter brilhado no circuito de juniores — foi número 1 em janeiro de 2019, dias depois de ter conquistado o Australian Open. A jovem nórdica bateu a vice-campeã nacional de 2019 por 6-0 e 6-3.

A separá-la das meias-finais, Clara Tauson tem a única não-europeia: Qinwen Zheng, chinesa de 17 anos que na última época chegou à sexta posição do “ranking” mundial de juniores e esta quinta-feira superou um jogo atípico frente à suíça Sebastianna Scilipoti, por 6-2, 1-6 e 6-0.

A nação que mais se destaca é a Espanha: o país vizinho estará representado por três jogadoras e já tem, inclusive, garantida a presença de pelo menos uma na fase seguinte. Cristina Bucsa, a melhor classificada a competir esta semana (é a 177.ª), derrotou Sara Cakarevic por 6-1 e 6-2 e vai defrontar a britânica Amanda Carreras (6-2 e 7-5 contra Maelys Bougrat, de França), enquanto Eva Guerrero Alvarez confirmou o estatuto de quarta pré-designada ao vencer Celia Cervino Ruiz, também de Espanha, por claros 6-0 e 6-1 para marcar encontro com a compatriota Maria Gutierrez Carrasco, que derrotou a atual número dois de juniores (já foi número um), Diane Parry, por 6-4 e 6-1.

Em pares, mais vitórias espanholas: Eva Guerrero Alvarez e Diane Parry triunfaram por 6-2 e 6-4 perante Alexandra Vecic e Qinwen Zheng, enquanto Cervino Ruiz e Gutierrez Carrasco superaram Anna Siskova e Ani Vangelova, pelos parciais de 7-5, 5-7 e 10-2. Francisca Jorge, segunda cabeça de série ao lado de Olga Parres Azcoitia, já tinha garantido a passagem às meias-finais e discute o apuramento para o encontro decisivo na sexta-feira, contra Pei-Chi Lee e Laetitia Pulchartova.