This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Matilde Jorge perde e já só há uma portuguesa em pares no CETO
Menos de 24 horas depois de ter carimbado a vitória que lhe assegurou a entrada no ranking WTA pela primeira vez na carreira dentro de 10 dias, Matilde Jorge não conseguiu surpreender e assegurar uma inédita presença nos quartos de final de torneios ITF.
Com apenas 16 anos, a jovem natural de Guimarães não teve armas para Clara Tauson, dinamarquesa que apesar da tenra idade (tem 17) já conta no currículo com seis títulos no circuito profissional e está muito perto do top 200 (é a 212.ª), para além de ter brilhado no circuito de juniores — foi número 1 em janeiro de 2019, dias depois de ter conquistado o Australian Open. A jovem nórdica bateu a vice-campeã nacional de 2019 por 6-0 e 6-3.
A separá-la das meias-finais, Clara Tauson tem a única não-europeia: Qinwen Zheng, chinesa de 17 anos que na última época chegou à sexta posição do “ranking” mundial de juniores e esta quinta-feira superou um jogo atípico frente à suíça Sebastianna Scilipoti, por 6-2, 1-6 e 6-0.
A nação que mais se destaca é a Espanha: o país vizinho estará representado por três jogadoras e já tem, inclusive, garantida a presença de pelo menos uma na fase seguinte. Cristina Bucsa, a melhor classificada a competir esta semana (é a 177.ª), derrotou Sara Cakarevic por 6-1 e 6-2 e vai defrontar a britânica Amanda Carreras (6-2 e 7-5 contra Maelys Bougrat, de França), enquanto Eva Guerrero Alvarez confirmou o estatuto de quarta pré-designada ao vencer Celia Cervino Ruiz, também de Espanha, por claros 6-0 e 6-1 para marcar encontro com a compatriota Maria Gutierrez Carrasco, que derrotou a atual número dois de juniores (já foi número um), Diane Parry, por 6-4 e 6-1.
Em pares, mais vitórias espanholas: Eva Guerrero Alvarez e Diane Parry triunfaram por 6-2 e 6-4 perante Alexandra Vecic e Qinwen Zheng, enquanto Cervino Ruiz e Gutierrez Carrasco superaram Anna Siskova e Ani Vangelova, pelos parciais de 7-5, 5-7 e 10-2. Francisca Jorge, segunda cabeça de série ao lado de Olga Parres Azcoitia, já tinha garantido a passagem às meias-finais e discute o apuramento para o encontro decisivo na sexta-feira, contra Pei-Chi Lee e Laetitia Pulchartova.
- Categorias:
- Portugal