Matilde Jorge eliminada às portas da chave principal em Quinta do Lago

Matilde Jorge eliminada às portas da chave principal em Quinta do Lago

Por Bola Amarela - outubro 9, 2023
matilde

A portuguesa Matilde Jorge perdeu nesta segunda-feira (09) na rodada de acesso ao quadro principal de simples do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, um torneio ITF de 40.000 dólares que está sendo realizado de 8 a 15 de outubro no The Campus – o complexo esportivo localizado no coração da Quinta do Lago – com o apoio da Federação Portuguesa de Tênis.

Um dia após deixar pelo caminho uma adversária mais cotada, a número dois nacional (e 551.ª classificada no ranking WTA) ficou perto de repetir a proeza, mas perdeu pelos parciais de 1-6, 6-2 e 6-4 com a letã Diana Marcinkevica (368.ª e quinta pré-designada).

Depois de um primeiro set que roçou a perfeição e ficou concluído em menos de meia-hora, Matilde Jorge perdeu a concentração e com uma série de erros viu o segundo parcial fugir-lhe em catadupa.

A partida decisiva foi aquela em que as duas jogadoras duelaram de forma mais nivelada e conseguiram apresentar bom ténis em simultâneo. Com a ajuda de alguns erros de Marcinkevica, a jovem portuguesa assinou a primeira quebra de serviço e liderou por 3-1, mas a troca de bolas teve um efeito inverso e beneficiou as respostas agressivas da letã. Jorge reagiu bem ao contra-break e manteve-se na discussão do duelo mesmo quando o marcador se inverteu pela primeira vez, até que a servir para não perder o encontro acusou o nervosismo, aumentou os erros e não conseguiu resistir.

Matilde Jorge tinha sido a única portuguesa a ultrapassar a primeira ronda do qualifying, fase em que caíram Sara Lança (1060.ª WTA), Milla SequeiraAmália Suciu e Carla Tomai (as três sem ranking profissional).

Para além de Diana Marcinkevica, também seguiram para o quadro principal de singulares a britânica Eden Silva (361.ª), a austríaca Tamira Paszek (372.ª e ex-26.ª), a polaca Maja Chwalinska (393.ª), a alemã Kathleen Kanev (400.ª), as francesas Amandine Hesse (408.ª) e Manon Leonard (433.ª) e a argelina Ines Ibbou (716.ª).

Realizado na tarde desta segunda-feira, o sorteio do quadro principal de singulares colocou as cinco representantes portuguesas na metade inferior.

Francisca Jorge, que é a melhor tenista portuguesa da atualidade e esta semana surge na melhor classificação de carreira (o 256.º posto), foi sorteada contra a letã Darja Semenistaja, número 133 mundial e segunda cabeça de série.

A atual campeã nacional de sub 18, Maria Garcia (que é a 1357.ª classificada no ranking WTA), terá pela frente a neerlandesa Eva Vedder, número 330 mundial de singulares e 178 de pares que no sábado venceu o W40 de Lisboa.

Já Carolina Mesquita, vice-campeã nacional do mesmo escalão e ainda sem ranking profissional, foi sorteada contra uma favorita, a romena Elena Gabriela Ruse (185.ª). A vencedora desse encontro medirá forças com a vencedora do duelo entre Maria Beatriz Teixeira, igualmente convidada, e a turca Berfu Cengiz (235.ª).

Por último, o regresso de Ana Filipa Santos quase um ano depois será feito contra Amandine Hesse, francesa que ultrapassou o qualifying e que atualmente (407.ª) está longe do melhor ranking de carreira (154.ª) alcançado em maio de 2016.

No quadro de pares, as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge regressam para tentarem defender o título conquistado há um ano, mas agora numa prova de categoria superior.

Respetivamente 133.ª e 136.ª classificadas na hierarquia mundial da variante, as tenistas de Guimarães são as segundas cabeças de série e já estão nos quartos de final, pois tiveram um bye na primeira ronda.

Certa é já a presença de pelo menos uma jogadora portuguesa nas meias-finais, dado que Jorge/Jorge medirão forças com as vencedoras do encontro entre Ana Filipa Santos/Kathleen Kanev e Sara Lança/Tilde Stromquist.

Já na metade de cima, encabeçada pelas favoritas Olivia Gadecki (Austrália) e Heather Watson (Grã-Bretanha), as jovens Carolina Mesquita e Amália Suciu vão medir forças com Anastasiia Grechkina e Manon Leonard.