Matilde Jorge derrota irmã Francisca Jorge pela primeira vez rumo aos 'quartos' no Funchal

Matilde Jorge derrota irmã Francisca Jorge pela primeira vez rumo aos ‘quartos’ no Funchal

Por Pedro Gonçalo Pinto - novembro 17, 2022

Matilde Jorge alcançou algo que perseguia… desde sempre. É que a portuguesa de 18 anos, número 684 do ranking WTA, bateu pela primeira vez a irmã mais velha, Francisca Jorge (299.ª e hexacampeã nacional). Esse momento inédito surgiu na segunda ronda do ITF de 25 mil dólares do Funchal, garantindo, assim, um lugar nos quartos-de-final.

Matilde triunfou com os parciais 6-4 e 7-5 no Madeira Ladies Open, sendo que só em 2022 foi a sexta vez que defrontou a irmã. A última havia sido na final do Campeonato Nacional Absoluto, mas eis que a mais nova quebrou essa malapata, num duelo em que um break foi suficiente para resolver o primeiro set. Já no segundo parcial, Matilde Jorge virou uma desvantagem de uma quebra de serviço para levar a melhor.

Na Quinta da Magnólia, Matilde Jorge vai agora medir forças com a norte-americana Ashley Lahey (423.ª), por um lugar nas meias-finais.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt