This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Matilde Jorge consegue a primeira vitória portuguesa na Quinta do Lago
A portuguesa Matilde Jorge inaugurou, este domingo, a segunda edição do The Campus Carby VW Ladies Open com uma vitória que a apurou para a última ronda do qualifying. Organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio pertence à categoria de 40.000 dólares e entrega 70 pontos WTA à campeã.
Atualmente no 554.º lugar do ranking mundial, Matilde Jorge já esgotou os wild cards da época para quadros principais, mas iniciou com o pé direito a primeira missão da semana ao derrotar a mais cotada Viktoria Morvayova (485.ª), da Eslováquia, por 7-5 e 6-3 após 1h47.
Com a vitória sobre a 14.ª cabeça de série, a tenista vimaranense de 19 anos inscreveu o nome na ronda de acesso ao quadro principal, onde já estão cinco compatriotas — entre as quais a irmã mais velha, Francisca Jorge, mas também as convidadas Ana Filipa Santos, Maria Garcia, Carolina Mesquita e Maria Beatriz Teixeira.
Para cumprir esse objetivo, Matilde Jorge terá de superar, na jornada de segunda-feira, a letã Diana Marcinkevica, quinta favorita fruto do 366.º posto na hierarquia mundial.
As restantes tenistas portuguesas que foram a jogo neste primeiro dia do The Campus Carby VW Ladies Open acabaram eliminadas: Sara Lança (1060.ª) perdeu por 6-3 e 6-2 com a alemã Kathleen Kanev (403.ª); Milla Sequeira (sem classificação profissional) por 6-2 e 6-0 perante a francesa Manon Leonard (437.ª); Amália Suciu pelos parciais de 6-1 e 6-2 diante da primeira cabeça de série, a croata Antonia Ruzic (268.ª); e Carla Tomai pelos parciais de 6-2 e 6-0 frente à britânica Eden Silva (364.ª).
Organizado entre os dias 8 e 15 de outubro, o The Campus Carby VW Ladies Open é o primeiro de três torneios internacionais femininos a acontecerem de forma consecutiva no Algarve.
E é não só o mais importante dessa sequência, como o mais importante de sempre do circuito feminino a realizar-se nesta região do país, onde até agora apenas tinham acontecido provas até à categoria de 25.000 dólares.
Mesmo considerando todos os torneios internacionais (femininos e masculinos) já realizados no Algarve, o The Campus Carby VW Ladies Open 2023 mantém-se como um dos mais importantes de sempre, apenas superado em pontos e prémios monetários por dois torneios Challenger masculinos que aconteceram no final da década de 80 em Vilamoura.
- Categorias:
- Não categorizado
- Portugal