Maré de azar inunda início da temporada feminina de 2016
O azar parece ter batido à porta de muitas jogadoras do circuito WTA neste início de temporada de 2016. O novo ano tem reservado lesões, abandonos por doença e até mesmo desaires precoces para estes primeiros dias de janeiro, fazendo com que o Open da Austrália – primeiro torneio do Grand Slam da época – fique, também ele, com poucas razões para “sorrir”.
Depois de Serena Williams, número um do ranking mundial, ter desistido durante o seu encontro da Hopman Cup frente a Jarmila Wolfe (ex-Groth e ex-Gajdosova) devido a uma lesão no joelho, foi a vez de Maria Sharapova, lesionada no braço esquerdo, e Simona Halep, com dores na perna esquerda, anunciarem a desistência dos respetivos duelos da primeira ronda do torneio de Brisbane.
Mas não terminou por aqui. A checa Petra Kvitova, ex-campeã de Wimbledon e atual número seis da classificação mundial, alegou um vírus estomacal para anunciar igualmente o seu abandono da prova chinesa de Shenzhen, na qual defendia o estatuto de segunda cabeça de série.
O evento de Auckland, onde João Sousa irá estrear-se em 2016 na próxima semana, também contou com peripécias. Ana Ivanovic cedeu na estreia perante a excelente servidora britânica Naomi Broady, que fez 14 ases e venceu por 7-5 e 6-4, e Venus Williams, campeã em título, caiu na primeira ronda para Daria Kasatkina, de 18 anos, por 6-7(4), 6-3 e 6-3, e já não será uma das oito primeiras pré-designadas do Open da Austrália, que começa a 18 de janeiro em Melbourne Park.
DESISTÊNCIAS:
- Serena Williams – encontro da Hopman Cup (lesão no joelho)
“Tenho uma inflamação no joelho que está a desaparecer muito lentamente. Está a ir embora, mas precisa de um pouco mais de tempo. Não é muito grave, é algo ligeiro que vou conseguir superar”, disse Serena, que já havia desistido do encontro da primeira jornada da Hopman Cup, há dois dias. Ainda não se sabe se Williams joga o duelo que lhe falta disputar no torneio de exibição, em Perth.
- Maria Sharapova – Brisbane (lesão no braço)
- Simona Halep – Brisbane (lesão na perna)
- Petra Kvitova – Shenzhen (vírus estomacal)