Mais história: pela primeira vez, João Sousa é o primeiro cabeça-de-série de um torneio ATP
João Sousa, número um português e 40º colocado do ranking ATP, volta a entrar para a história do ténis português esta semana, mesmo antes de entrar em court. Pela primeira vez na história, um tenista luso vai ter o estatuto de primeiro cabeça-de-série no torneio do principal circuito mundial.
O vimaranense de 29 anos vai ser o principal pré-designado do ATP 250 de São Paulo, no Brasil, onde é naturalmente o único tenista na lista de inscritos que integra o atual top 40 do ranking mundial. O minhoto tem um bye na primeira ronda e defronta na segunda eliminatória o vencedor do embate entre o brasileiro Thiago Monteiro e… o norueguês Casper Ruud, seu recente carrasco no Rio de Janeiro.
Também no quadro… está Pedro Sousa. O lisboeta, número dois luso e 99º ATP, vai defrontar na primeira ronda o chileno Christían Garin, a quem nunca ganhou em quatro encontros. Já se defrontaram este ano, na qualificação do ATP 250 de Sydney, em piso rápido, com vitória do sul-americano.
Malek Jaziri, Guido Pella e Leonardo Mayer são os outros top 60 (!) presentes no torneio brasileiro. Pablo Cuevas, tricampeão, é outra das figuras, após ter recebido um (polémico) wild card.