This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Lisboa Belém Open com duas novidades: novo ‘naming sponsor’ e torneio feminino
Está tudo preparado para a quinta edição do Del Monte Lisboa Belém Open, torneio internacional organizado pela Unisports, MP Ténis e Federação Portuguesa de Ténis e com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém que foi apresentado esta quarta-feira no CIF — Club Internacional de Foot-Ball com duas grandes novidades: o novo naming sponsor e a inclusão de um quadro feminino, que torna o Del Monte Lisboa Belém Open no único torneio internacional combinado a acontecer este ano em Portugal.
Na apresentação desta quarta-feira estiveram presentes Vasco Costa (presidente da Federação Portuguesa de Ténis), Fernando Ribeiro Rosa (presidente da Junta de Freguesia de Belém), Manuel de Sousa (responsável pelo torneio, da MP Ténis) e Fernando Magarreiro (vice-presidente do CIF), que ajudaram a desvendar as novidades da 5.ª edição do torneio, a acontecer entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro.
Depois de quatro anos a integrar o calendário do ATP Challenger Tour, o Del Monte Lisboa Belém Open 2021 marcará a estreia do torneio no circuito feminino, com uma prova W25 (com 25.000 dólares em prémios monetários) a acontecer em simultâneo nos courts de terra batida ao ar livre do histórico clube lisboeta.
Francisca Jorge (375.ª no ranking WTA) e Inês Murta (724.ª), as duas melhores tenistas portuguesas na hierarquia mundial feminina, fazem parte do lote de confirmações, com o grande destaque a recair na presença de duas jogadoras do top 200 mundial — a austríaca Julia Grabher (195.ª), a alemã Tatjana Maria (198.ª e ex-top 50) e a francesa Diane Parry (200.ª), ex-número um mundial de juniores —, mas também da argentina Paula Ormaechea (220.ª classificada e ex-top 60) e a australiana Ellen Perez (227.ª), que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio e é treinada pela portuguesa Maria João Koehler.
No torneio masculino, a lista de inscritos é encabeçada pelo brasileiro Thiago Monteiro, número 90 do ranking mundial ATP, a que se seguem o japonês Taro Daniel (111.º e finalista do primeiro Lisboa Belém Open, em 2017), o francês Hugo Gaston (115.º) e o eslovaco Andrej Martin (122.º).
Frederico Silva (197.º), João Domingues (239.º) e Nuno Borges (276.º) foram os portugueses que conseguiram entrada direta no quadro principal e a eles juntaram-se, entretanto, os compatriotas Tiago Cação (502.º) e Pedro Araújo (898.º), que receberam dois dos três wild cards disponíveis.
Declarações de Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis:
“O Del Monte Lisboa Belém Open é considerado pela ATP como um dos torneios mais fortes do circuito e com uma das melhores organizações, portanto fizemos sempre questão de manter este torneio. O CIF é um clube muito agradável para se organizarem este tipo de provas e atendendo à qualidade das instalações decidimos organizar também um quadro feminino, que faz deste o único torneio combinado a acontecer em Portugal em 2021.”
Declarações de Manuel de Sousa responsável pelo torneio (MP Ténis):
“Há dois anos foi-nos feito o desafio e em 2020 já estava em cima da mesa, mas dada a situação não foi possível, por isso avançámos este ano com a realização do evento combinado, sempre com o intuito de ajudar os jogadores e jogadoras portuguesas a terem um maior contacto com o ténis internacional e para lhes darmos a possibilidade de subirem no ranking. É evidente que a realização deste evento combinado só é possível com a participação dos nossos parceiros, que desde o primeiro ano estiveram sempre connosco. Desde logo o CIF, que disponibiliza estas instalações fantásticas, a FPT, que tem sido incansável no apoio, a Junta de Freguesia de Belém e a Câmara Municipal de Lisboa e os nossos sponsors.”
Declarações de Fernando Magarreiro, vice-presidente do CIF:
“Para o CIF é um enorme orgulho e um enorme prazer voltar a receber o Del Monte Lisboa Belém Open. Temos o orgulho em estar alinhados com esta organização desde o início e este ano, com um torneio combinado, voltamos a colocar o clube entre os grandes palcos do ténis em Portugal.”
Declarações de Fernando Ribeiro Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Belém:
“Para Belém e para Lisboa é uma honra poder receber uma prova do gabarito do Del Monte Lisboa Belém Open pela quinta edição consecutiva. É muito bom ver que o ténis se está a desenvolver de uma forma dignificada, para quem gosta desta modalidade é gratificante observar a qualidade que estamos a alcançar. Quero felicitar a FPT pelo dinamismo que tem demonstrado e por conseguir trazer estas provas para Portugal, o Manecas por todo o empreendedorismo que tem tido desde o início e a Unisports, que tem ajudado sempre na organização do evento, e o CIF, que tem umas instalações magníficas.”
- Categorias:
- Portugal