Laura Pigossi equilibra contra top 20, mas cai na estreia de Roland Garros

Laura Pigossi equilibra contra top 20, mas cai na estreia de Roland Garros

Por Marcela Linhares - maio 26, 2024
pigossi rg
Nicolas Gouhier/FFT

Depois de furar o qualificatório com propriedade em momento que havia perdido apenas 11 games, Laura Pigossi acabou caindo em sua estreia absoluta na chave principal de Roland Garros. A brasileira, que estava enfrentando uma top 20 pela primeira vez, foi superada por Marta Kostyuk por 7-5, 6-7 e 6-4. A ucraniana enfrenta Donna Vekic – que contou com retirada de Lesia Tsurenko – na segunda rodada.

Pigossi começou melhor na parcial ao conseguir uma quebra logo no primeiro game da partida. A brasileira conseguiu sustentar vantagem apenas até 4-2, momento em que a experiência de Kostyuk fez a diferença para vencer cinco dos últimos seis games e anotar 7-5. No set, a ucraniana foi mais agressiva disparando o triplo de winners – 18 a seis – enquanto cometeu 25 erros não forçados contra nove da brasileira.

Assim como no primeiro set, foi Laura que conseguiu uma quebra no primeiro game. Por três vezes no set, a brasileira conseguiu uma quebra, mas acabou perdendo a vantagem na sequência – incluindo no momento em que sacava para igualar o jogo em 6-5 e levou uma winner de devolução.

No tie-break, Laura começou atrás perdendo por 3 a 1. Conhecida por ser grande guerreira, a brasileira seguiu lutando, venceu seis dos últimos sete pontos para vencer o game decisivo e forçar o terceiro e último set contra a ucraniana.

Mais sólida no início da terceira parcial, a paulistana venceu 15 dos primeiros 24 pontos para abrir 3-0 no placar. Neste momento, a ucraniana interrompeu a partida e recebeu atendimento médico no pé direito. No retorno da partida, a brasileira seguiu pressionando o saque da adversária e logo abriu 4-0.

Kostyuk conseguiu devolver uma das quebras e confirmou na sequência para diminuir desvantagem. Devido ao mau tempo, a partida precisou ser suspensa por quase 1h30. Ao garantir vencer cinco games seguidos na parcial, Kostyuk se viu sacando para liquidar a partida. Antes da ucraniana servir, a brasileira pediu por atendimento médico na região da coxa esquerda. Sem desperdiçar oportunidades, a top 20 fechou o jogo na primeira chance.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.