Kalinskaya surpreende tudo e todos, despacha Swiatek e é finalista em Dubai

Kalinskaya surpreende tudo e todos, despacha Swiatek e é finalista em Dubai

Por José Morgado - fevereiro 23, 2024

Anna Kalinskaya, russa de 25 anos que sempre foi apontada como um dos talentos de sua geração, mas que nunca conseguiu confirmá-lo completamente, vai disputar neste sábado (24) a primeira final de um torneio WTA de sua carreira, e logo no WTA 1000 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos principais torneios do circuito feminino.

Este feito inédito da russa foi alcançado à custa da melhor vitória de sua carreira profissional, já que nas semifinais deste torneio ela derrotou a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo e que vinha em longas séries de vitórias tanto em 2024 (7), quanto em torneios WTA 1000 (13), por 6-4 e 6-4, em um duelo de quase duas horas em que a polonesa apareceu irreconhecível, mas no qual houve muito mérito pela forma como a tenista russa conseguiu resistir às investidas e à tentativa de recuperação final da líder mundial…

Leia também:

– [GALERIA] Alcaraz é gandula em treino do irmão no Rio
– Kalinskaya surpreende tudo e todos, despacha Swiatek e é finalista em Dubai
– Paolini bate Cirstea, estreia em finais WTA 1000 em Dubai e vai ser top 20

Para Kalinskaya, que já chegou às quartas de final do Australian Open de forma notável, o sonho continua, já que no Dubai ela derrotou três tenistas do top 10 consecutivamente: Jelena Ostapenko (9ª WTA), Coco Gauff (3ª) e agora Swiatek (1ª).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt