This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Jogos Olímpicos provocam grandes mudanças no calendário ATP
O ATP World Tour oficializou esta sexta-feira o calendário do circuito para a temporada de 2016 que, como em qualquer ano olímpico, apresenta muitas novidades provocadas pelo maior evento desportivo mundial, cujo torneio de ténis se realiza na segunda semana de agosto no Rio de Janeiro.
A colocação do torneio olímpico em plena US Open Series traz várias transformações ao verão, não só com os torneios de piso rápido da América do Norte a terem uma dinâmica diferente, como a mini-temporada de terra batida pós-Wimbledon a ser reduzida a apenas duas semanas, a primeira das quais em simultâneo (!) com os quartos-de-final da Taça Davis, algo que raramente aconteceu na história da competição de seleções.
Em suma:
– Hamburgo disputa-se na semana logo após Wimbledon, e partilha semana com Newport (relva), Bastad (terra batida).
– Umag, Gstaad e Kitzbuhel, torneios que este ano foram todos em semanas diferentes (Dominic Thiem, por exemplo, ganhou dois deles e fez meias-finais no outro) disputam-se todos na mesma semana e partilham data com o ATP 500 de Washington, que abrirá a época de piso rápido.
– Open do Canadá e Cincinatti ficam espaçados por duas semanas e não se disputam em semanas consecutivas como é tradição. Entre uma prova e outra há Atlanta numa semana e Jogos Olímpicos/Bogotá na outra.
– Cincinnati disputa-se na semana logo após os Jogos Olímpicos e deverá ser o torneio mais prejudicado pela prova, ao contrário do que aconteceu em 2008 e 2012, quando o Open do Canadá sofreu mais com as datas olímpicas.
Millennium Estoril Open mantém semana
Como já tinha sido anunciado, o Millennium Estoril Open, com contrato inicial de três anos com a atual organização, vai manter-se na semana onde o torneio ATP português se tem disputado ao longo da última década. O torneio arranca agora dois dias mais cedo, por questões de acerto de calendário, tendo início marcado para 23 de abril e final agendada para 1 de maio.
O quadro principal arranca na segunda-feira, dia 25 de abril, que por ser feriado deverá tornar-se numa das jornadas de maior adesão por parte do público que quiser fazer parte da festa, no Clube de Ténis do Estoril.
O que também não muda são os dois torneios concorrentes do evento português: Munique e Istambul, ambos igualmente em terra batida.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Jogos Olímpicos