João Sousa vai jogar menos torneios em 2016
João Sousa quer continuar a subir de forma sustentada no ranking mundial durante a próxima temporada e para que isso aconteça terá de começar a ganhar mais encontros (e pontos) nos torneios de maior cotação. Por essa razão, o grande objetivo do vimaranense para 2016 passa por ir mais longe nos eventos ATP 500, 1000 e torneios do Grand Slam, dando menos prioridade aos ATP 250, nos quais tem estado em grande plano ao longo dos últimos anos.
“Queremos reduzir ao máximo os torneios 250 e centralizar o nosso foco nos 500 e nos Masters 1.000, além dos torneios do Grand Slam. Para se subir no ranking, é importante cimentar a posição, mas o João precisa de ganhar mais pontos nas provas mais importantes”, referiu Frederico Marques em declarações ao jornal Record desta terça-feira.
Sousa vai preparar a temporada em Barcelona, com curtas passagens por Guimarães, para passar os dias da quadra natalícia, e por Maiorca, para uma semana de intenso treino com Rafael Nadal. “Vamos fazer uma experiência diferente em relação ao passado e dar prioridade à intensidade do treino, em vez de disputar sets. Por isso, iremos ter essa semana em exclusivo com o Nadal em sua casa, de 14 a 20 de dezembro”.
Frederico Marques acredita que o top-20 é possível, mas não quer colocar essa pressão no seu jogador. “Talento ele tem e já o demonstrou, mas para se avançar no ranking com algumas certezas é preferível ir passo a passo. Não gostaria de estipular prazos, mas o João tem nível para o top 20.”
O primeiro torneio da época para João Sousa, em 2016, volta a ser o evento neozelandês de Auckland, na semana antes do Open da Austrália, à semelhança do que aconteceu esta temporada.