João Sousa: «É a única pessoa com quem não falo no circuito»

João Sousa: «É a única pessoa no circuito com quem não falo»

Por admin - abril 23, 2016

Ainda à conversa com Daniel Oliveira para a SIC, no Alta Definição, João Sousa falou sobre a pressão, o que o ténis lhe trouxe e qual a única pessoa com quem não fala no circuito ATP.

Quando questionado sobre se se aprende a lidar com a pressão, João foi peremptório: “Claro, é algo que se treina, mas pressão é não ter dinheiro para dar de comer aos filhos. No nosso caso é mais nervosismo, há que estar calmo, ter uma boa capacidade de concentração, que é isso que difere os tenistas de topo dos restantes”, mostrando que, mesmo fora do país, sabe que “Infelizmente os portugueses não estão a passar a sua melhor fase”.

Daniel Oliveira desafiou ainda o vencedor de dois títulos ATP a comparar um erro não-forçado com a vida, ao que ele responde que “Eu aprendo mais com as derrotas, as vitórias podem pôr-te a pensar que correu tudo bem e são um pouco ‘cegas’.”, isto após ter explicado anteriormente que “A exigência é um combustível; sou competitivo, é fácil picarem-me e não penso muito no futuro, é mais no presente e considero que ter objetivos na vida é muito importante”».

O número um nacional falou ainda sobre a sua relação com Jerzy Janowicz, com quem protagonizou uma polémica num encontro em 2014: “Ele tinha tocado na bola, o árbitro de cadeira não viu, e é um ponto muito importante, e ele disse-me: Eu toquei na bola mas não te vou dar o ponto. É uma questão de fair-play. A partir desse momento nunca mais lhe dirigi a palavra. É a única pessoa no circuito com quem não falo.”

O desporto deu-lhe valores como “Fair-play, entrega, disciplina, respeitar os outros” e confessa ainda que “Não estava preparado a nível mental quando ganhei em Kuala Lumpur, no ano seguinte desci à terra, pois no ténis não há duas semanas iguais”.

Para terminar, João explica que se orgulha de “Ter singrado, desfrutar do que faço e dedicar-me ao que gosto. [Sobre se o top10 é um objetivo] eu gosto de acreditar que o céu é o limite, que o limite não existe; não sei se virei a ser top10 mas por que não tentar tudo por tudo para conseguir os meus objetivos?”.

Os olhos do atual detentor do título de Valencia, esses dizem, que o próprio é “Muito feliz”.

Devido ao estatuto de quarto cabeça-de-série, João Sousa estará isento na ronda inaugural no Estoril durante a próxima semana. Porém, não deixe de o ver – e a todo o torneio – no Clube de Ténis do Estoril a partir do dia 23 de abril!