João Sousa faz 31 anos! Os cinco melhores momentos da sua carreira

João Sousa faz 31 anos! Os cinco melhores momentos da sua carreira

Por José Morgado - março 30, 2020

30 de março é um dia especial para o ténis português, ou não fosse o aniversário de João Sousa, o melhor português de todos os tempos. De São Torcato, em Guimarães, para o Mundo, o minhoto, que esta segunda-feira celebra 31 anos num ambiente diferente do habitual, já tem o seu nome reservado na história do ténis (e do desporto) no nosso país, por alguns momentos como aqueles que vamos recordar. Optámos por relembrar cinco dos momentos mais marcantes na sua carreira (e do panorama do ténis português), que organizamos por ordem cronológica.

2013, o primeiro título e entrada no top 50

Kuala Lumpur ficará sempre na história como a cidade é que foi alcançado o primeiro título ATP de sempre do ténis nacional. Uma semana inesquecível, na ressaca da primeira meia-final da carreira de Sousa, que tinha acontecido na semana anterior em São Petersburgo. A forma como esse troféu foi alcançado também adicionou dramatismo à situação, com Sousa a salvar match points na final diante de Julien Benneteau.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=i-W3WCUj6Pk

Esse primeiro troféu acabou por ajudar a que Sousa atingisse o objetivo de se tornar no primeiro português de sempre a chegar ao top 50. Continua a ser o única a ter logrado esse estatuto…

2015, Valência a seus pés

Dois anos depois de um primeiro troféu, João Sousa conquistou um segundo para o ténis nacional. Aconteceu em Valência, naquela que foi a melhor temporada do vimaranense em termos de número de vitórias e… finais. Antes, já havia atingido o encontro do título em Genebra, Umag e São Petersburgo.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=WoXAdC5Xu9A

2018, o sonho realizado no Millennium Estoril Open

Maio de 2018 trouxe-nos um dos momentos mais especiais da história do ténis nacional: um português ganhou finalmente o Estoril Open. João Sousa, que antes dessa edição nunca havia sequer passado uma ronda na nova versão do maior torneio luso, derrotou Daniil Medvedev, Pedro Sousa, Kyle Edmund, Stefanos Tsitsipas e Frances Tiafoe para conquistar o título no Estoril, concretizando o seu sonho e o de muitos fãs portugueses.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=Rg1sPs04K5s

Ainda em 2018, os primeiros ‘oitavos’ num Grand Slam

Depois de bater à porta por algumas ocasiões, João Sousa conseguiu em 2018 chegar ao top 16 de um torneio de Grand Slam pela primeira vez. Bateu Pablo Carreño Busta e Lucas Pouille, do lote de cabeças-de-série, e só parou diante de Novak Djokovic no maior court de ténis do Mundo.

 

2019, o esplendor na relva

Menos de um ano depois de chegar aos ‘oitavos’ do US Open, Sousa tornou-se igualmente no primeiro tenista luso da história a chegar à mítica segunda-feira louca de Wimbledon, que marca o início da segunda semana. Na retina ficam as vitórias sobre o ex-vice campeão Marin Cilic e o triunfo na batalha épica diante de Daniel Evans, que então era o único tenista da casa que ainda resistia em singulares masculinos…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=hok_AdIhRAU

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com