João Sousa entra em Melbourne Park com triunfo seguro
João Sousa, número um português e 33.º colocado do ranking mundial, entrou com o pé direito em Melbourne Park e avançou na madrugada desta terça-feira para a segunda ronda do Open da Austrália, defendendo o inédito estatuto de 32.º cabeça de série. O vimaranense de 26 anos impôs-se perante o cazaque Mikhail Kukushkin, 94.º classificado, e venceu pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-3, em 2h06.
Num encontro morno e sem grandes oscilações a nível tático e emocional, foi Sousa quem conseguiu controlar as operações do início ao fim, impondo o seu ténis mais agressivo e consistente para levar a melhor, mesmo depois de uma desvantagem de 1-3 no terceiro set. No capítulo estatístico, o pupilo de Frederico Marques disparou 13 ases e somou seis quebras de serviços em 22 oportunidades de break.
Na segunda eliminatória, disputada esta quinta-feira, João Sousa terá pela frente o vencedor do confronto entre o colombiano Santiago Giraldo, número 70 da tabela classificativa, e o norte-americano Donald Young, 47.º ATP. Em três encontros jogados com Giraldo, Sousa perdeu todos, o último dos quais na última edição do torneio de Barcelona. No entanto, o português nunca defrontou Young a nível profissional.
Na variante de pares, Sousa, a realizar a sua sexta participação no primeiro torneio do Grand Slam da época, faz dupla com o argentino Leonardo Mayer, com quem alcançou os quartos de final no Open dos Estados Unidos, em setembro. O par luso-argentino encara na ronda inaugural a dupla composta pelo holandês Matwe Middelkoop e o russo Mikhail Elgin.
Na edição transata, João Sousa alcançou a terceira ronda na vertente individual, perdendo apenas para o escocês Andy Murray, que volta a estar em rota de colisão com o vimaranense na terceira eliminatória. O seu segundo melhor resultado em Melbourne aconteceu em 2013, tendo saído derrotado na segunda ronda por… Murray.
Fotografia: Jornal Record