CAMPEÃO! João Sousa lutador conquista quarto título ATP da carreira na Índia

CAMPEÃO! João Sousa lutador conquista quarto título ATP da carreira na Índia

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 6, 2022

Quase quatro anos depois, João Sousa pode dizer que é um campeão do ATP Tour outra vez! O melhor português de todos os tempos, número 137 do ranking ATP, fez uma exibição de alto nível para levar a melhor sobre Emil Ruusuvuori (87.º) na final do ATP 250 de Pune, conquistando desta forma o seu quarto título da carreira. O troféu do Tata Open Maharashtra vai para junto das taças que o vimaranense ergueu em Kuala Lumpur’2013, Valência’2015 e Estoril’2018.

O português de 32 anos celebrou com os parciais 7-6(9), 4-6 e 6-1 naquela que foi a 11.ª final que disputou a este nível. Assim, estragou a estreia de Ruusuvuori, que vinha de um torneio limpo sem perder qualquer set. No entanto, Sousa disparou para uma exibição plena de garra, mostrando enorme força mental para aguentar uma batalha de 2h44.

Exemplo disso foi o facto de ter reagido a uma desvantagem de 5-3 no primeiro set, mesmo depois de ter sido ele o primeiro a beneficiar de break points primeiro. A primeira partida seguiu para um tie-break dramático, onde o vimaranense voltou a sair de um buraco de 3-5, salvou um set point e fechou à sua quarta oportunidade. Embalado por ter resistido a essa louca primeira partida, João Sousa arrancou com tudo no segundo parcial e rapidamente construiu uma vantagem de 4-1, não resistindo depois de uma subida de nível de Ruusuvuori, que restabeleceu a igualdade a salvar um break point pelo caminho, antes de fechar mesmo cinco jogos seguidos para forçar um set decisivo.

Na hora da verdade, Sousa salvou um ponto de break logo no primeiro jogo de serviço e disparou no marcador, com uma enorme reação que deixou Ruusuvuori sem saber o que fazer. O português ainda anulou mais dois pontos de break antes de acabar por fugir de vez e selar um título muito especial que coloca um ponto final numa das fases mais difíceis da carreira.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt