João Sousa bate top 10 mundial de juniores e soma segunda vitória de 2020
João Sousa, número um português e 68.º colocado do ranking ATP, regressou este sábado às vitórias pela primeira vez desde que o circuito mundial voltou, há três semanas, e apurou-se para a segunda ronda da fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Roma, onde em 2019 chegou à segunda ronda do quadro principal, só perdendo para Roger Federer.
Sem ganhar um encontro internacional desde inícios de março — a sua única vitória de 2020 até hoje — Sousa alcançou na capital italiana um triunfo importante, ao dar a volta para ultrapassar o italiano (nascido na Argentina e naturalizado nos últimos anos) Luciano Darderi, de 18 anos, número 9 mundial de juniores e 1477.º do ranking ATP, por 3-6, 6-3 e 6-1, em 2h13. O vimaranense de 31 anos teve alguns problemas durante um set e meio, especialmente na resposta ao serviço, mas encontrou algum do seu melhor ténis a tempo de derrotar um jovem que vai dar que falar no futuro.
Na segunda e penúltima ronda do qualifying, agendada para este domingo em Roma, Sousa vai defrontar o bielorrusso Ilya Ivashka, número 139 ATP, diante do qual lidera o confronto direto por 1-0.