This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa bate ex-top 20 em Córdoba e volta às quartas nove meses depois
Na semana em que despencou 78 lugares no ranking, João Sousa mostra a capacidade de superação que tem definido toda a sua carreira. Depois de quebrar um longo jejum na primeira rodada do ATP 250 de Córdoba, o português deu a melhor sequência possível e carimbou a vaga para as quartas de final na Argentina, garantindo o retorno a essa fase de um torneio ATP nove meses depois.
O número 162 do ranking mundial masculina levou a melhor diante de Cristian Garín (103º da ATP e antigo 17º) com parciais de 7-5 e 7-6(6), com o próprio jogo a revelar a enorme capacidade de luta de Sousa.
O português, de 33 anos, esteve perdendo por 5-3 em ambos os sets. No primeiro, venceu quatro games seguidos para selar o triunfo na parcial; no segundo, salvou um set point em 3-5 e teve dois match points a 6-5, mas ainda apagou mais um set point no tie-break antes de finalmente celebrar após mais de duas horas.
João Sousa não atingia esta fase de um torneio do circuito principal desde que se sagrou vice-campeão no ATP 250 de Genebra, no qual chegou a servir para fechar o jogo diante de Casper Ruud. Agora vai lutar por uma vaga nas semifinais com o vencedor do duelo entre Albert Ramos (54º) e Dusan Lajovic (89º).
Certo é que já está somando pontos importantes no ranking ATP, já que, com este triunfo, salta provisoriamente para o 139º posto do ranking mundial masculina. Isto em um mês que será decisivo para evitar ter de voltar ao circuito Challenger.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Córdoba
- João Sousa
- Não categorizado