João Sousa acelera em Brest rumo a uma final mais de três anos depois… do Estoril Open
Quase três anos e meio depois, o Conquistador está de regresso a uma final. João Sousa, número 173 do ranking ATP, levou a melhor diante do francês Maxime Janvier (234.º), garantindo o acesso ao encontro decisivo do Challenger de Brest, pelo que vai voltar a lutar por um título, algo que não fazia desde maio de 2018, quando celebrou aquele que foi, por ventura, o momento mais especial da carreira ao vencer o Millennium Estoril Open.
Sousa, numa clara subida de nível nas últimas semanas, fechou com os parciais 7-5 e 6-1, mas a verdade é que houve um momento absolutamente decisivo no encontro. O melhor português de sempre estava a perder por 5-4 e Janvier serviu para selar a primeira partida, tendo mesmo beneficiado de um set point a 40-30. No entanto, o vimaranense resistiu e nunca mais olhou para trás, ao conquistar nove dos últimos dez jogos do encontro.
Com o arraso concluído, Sousa vai à procura do quarto título na carreira em torneios Challenger, mas ainda tem de esperar para saber quem será o adversário na final: o norte-americano Brandon Nakashima (70.º) ou o francês Alexandre Muller (207.º). Certo é que já vai subir para o 151.º posto do ranking ATP e, se conquistar o título, salta para o 142.º lugar, ultrapassando Pedro Sousa para recuperar o estatuto de número um nacional.