João Fonseca otimista para duelo com a França na Copa Davis: "Estou me sentindo bem aqui"

João Fonseca otimista para duelo com a França na Copa Davis: “Estou me sentindo bem aqui”

Por Marcela Linhares - janeiro 29, 2025
João Fonseca Copa Davis
Green Filmes/CBT

O time brasileiro está completo para enfrentar a França na Copa Davis. Na terça-feira (28), Jaime Oncins teve os cinco atletas convocados presentes para dar sequência aos treinos no Palais des Sports, onde serão realizados os jogos. As partidas são válidas pela primeira rodada dos Qualifiers do evento e vão acontecer neste sábado e domingo (1º e 2º respectivamente).

Os convocados foram Thiago Wild (número 76), João Fonseca (99º) e Matheus Pucinelli (302º), além dos duplistas Rafael Matos (38º) e Marcelo Melo. Os brasileiros terão pela frente três integrantes do top 30: Ugo Humbert (15º), Arthur Fils (19º), Giovanni Mpetshi Perricard (30º) além de Pierre-Hugues Herbert ( atual 179 e ex-número 2 de duplas).

Fonseca acredita que a boa fase atual ajuda no preparo para a competição: “Essa é uma quadra mais rápida, mas já venho de alguns torneios com essas características e consegui bons resultados. Estou me sentindo bem aqui e quero continuar nesse ritmo para chegar em alto nível nos jogos”, comentou o carioca.

Wild, o brasileiro mais bem ranqueado no circuito masculino comentou sobre a união do time nacional: “Somos um time muito forte, onde todos dão as mãos. Chegamos bem aqui, nos adaptamos às condições e é uma bola que já estamos habituados. Então temos uns dias a mais ainda para nos preparar e chegar forte no confronto”.

Leia também:

Uma estreia, uma queda importante e Sinner isolado: veja o novo top 10 da ATP
Confira o novo top 10 da WTA com um grande salto de Keys e luta aberta pela liderança
Murray: “Fico envergonhado quando dizem que Djokovic teve uma boa exibição porque eu ajudei”

 

Jaime Oncins, capitão do time brasileiro, aproveitou para analisar as condições de jogo: “Deu pra ver que a quadra está bem mais rápida que nos últimos confrontos que tivemos, mas os atletas seguem bem nos treinamentos. De qualquer forma, vamos ter esses quatro dias de treino para podermos nos adaptar e ficarmos preparados”, disse.

O primeiro dia, realizado sábado (1º), o dia fica marcado com dois jogos de simples com início às 10h30 (horário de Brasília). No domingo (2), teremos uma partida de duplas a partir das 10h (horário de Brasília) e outra de simples na sequência. Se o confronto ficar empatado, teremos uma partida de simples decisiva.

No confronto direto, os franceses levam a melhor contra os brasileiros depois de terem vencido três dos seis duelos anteriores. A última que vez que as duas seleções ficaram frente a frente foi em 2000 quando os brasileiros receberam os adversários em Florianópolis (SC) e venceram, por 4 a 1, com a presença de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins e Francisco Costa.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.