João Fonseca ameaça virada, mas cai na estreia do Estoril Open

João Fonseca ameaça virada, mas cai na estreia do Estoril Open

Por Marcela Linhares - abril 3, 2024
João Fonseca Estoril
Millenium Estoril Open

Nesta quarta-feira (03), João Fonseca entrou em quadra para disputar o Estoril Open, seu primeiro torneio profissional na Europa. O carioca de apenas 17 anos lutou, mas foi superado pelo qualifier Jan Choinski com o britânico anotando 6-2, 6-7 e 6-4. Nas oitavas de final, vai desafiar Hubert Hurkacz, segundo cabeça de chave.

No início do primeiro set, Fonseca começou mais embalado pressionando logo no game inaugural de Choinski e conquistando uma quebra no terceiro game para abrir 2-1. Neste momento, o brasileiro passou a cometer mais erros e acabou perdendo os cinco games seguintes da parcial – incluindo uma dupla falta que deu ao britânico a dianteira no marcador.

Diferente da primeira parcial, o segundo set só foi ter uma quebra no sexto game em momento que novamente o carioca cometeu uma dupla falta para perder o serviço e viu o qualifier abrir 4-2 de vantagem. Tudo parecia encaminhado a favor do britânico que sacou para fechar o jogo em 5-3, mas… não esperava a resiliência do brasileiro que aproveitou o sétimo break point para devolver a quebra!

 

O set seguiu saque a saque a partir deste momento e foi definido apenas no tie-break. Em game decisivo sólido, Fonseca logo abriu 4 a 0 no marcador e manteve larga vantagem até o 5 a 1. Choinski conseguiu se recuperar ao vencer três pontos seguidos. O drama voltou quando o carioca teve seu primeiro set point e… cometeu uma dupla falta, mas fechou em 7 a 5 para forçar o terceiro set!

Na última parcial, o jogo seguiu saque a saque até o sétimo game – momento em que o brasileiro acabou sendo quebrado de zero. Choinski salvou break point na sequência ao colocar 5-3 e voltou a ficar a um game da vitória. Sem mais quebras, o britânico fechou a partida na segunda oportunidade e liquidou a partida em 2h25.

Fonseca volta às quadras do torneio português ainda nesta quarta-feira para disputar a chave de duplas ao lado de João Sousa. O carioca vai ter a dupla Demoliner/Verbeek pela frente.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.