Ivan Ljubicic: «Federer está a treinar cada vez melhor»

Ivan Ljubicic: «Federer está a treinar cada vez melhor»

Por José Morgado - novembro 6, 2020
federer-australianopen2020

Ivan Ljubicic, antigo top 5 mundial e treinador de Roger Federer há quase cinco anos, falou esta sexta-feira com a imprensa do seu país sobre o momento que vive o ‘seu’ jogador, afastado dos courts desde o Australian Open devido a uma lesão no joelho direito que o obrigou a duas operações cirúrgicas. O suíço tem sido muito cuidadoso com a lesão, tem regressado aos treinos de forma muito lenta, uma vez que 2021 é um ano em grande, que contará com os (adiados) Jogos Olímpicos de Tóquio, um dos objetivos de Federer para o que falta da sua carreira.

“Ele está em fase de recuperação, eu diria que as coisas estão a correr como previsto. Ele está a treinar cada vez melhor e com muita confiança para o início de 2021. Eu estou muito curioso para perceber se ele vai competir da forma que estou à espera que ele compita”, confessou o croata, que não quer fazer promessas de calendário além do Australian Open. “É impossível dizer neste momento onde estaremos em abril, por todas as razões…”

Ljubicic dedicou os últimos meses à sua empresa de gestão de carreiras de jogadores, que conta com nomes como Matteo Berrettini ou Borna Coric. Um projeto ao qual se irá dedicar a tempo inteiro depois de Federer se retirar. “Sempre disse que não treinarei mais ninguém depois do Roger, mas ainda conto estar com ele durante mais alguns anos. Esse é plano”, revelou.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com