ITF revela todos os campeões do mundo em 2023; confira a lista

ITF revela todos os campeões do mundo em 2023; confira a lista

Por José Morgado - dezembro 13, 2023

Não há Copa do Mundo no tênis, mas nem por isso deixa de ser eleito anualmente o “campeão do mundo” pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

A eleição, ainda que subjetiva, é por norma coerente com os resultados da temporada, e, por isso, a grande maioria das escolhas anunciadas nesta quarta-feira (13)… não surpreendem. Destaque para Novak Djokovic, que conquistou a honraria pela oitava vez na carreira, aumentando um recorde que já era seu. Pete Sampras foi campeão do mundo seis vezes, Roger Federer e Rafael Nadal, cinco. Djokovic abre vantagem sobre Steffi Graff, que também venceu esta distinção por sete vezes.

Leia também:

Kyrgios: “Djokovic destruiria o Sampras se tivessem se enfrentado”
Sinner anuncia patrocínio surpreendente… da Fórmula 1
Halep já tem data para ser finalmente ouvida no Tribunal Arbitral do Esporte

Outro destaque é o brasileiro João Fonseca, primeiro brasileiro entre os jovens a vencer a honraria.

Confira a lista completa

Simples masculino: Novak Djokovic
Simples feminino: Iga Swiatek
Duplas masculinas: Ram & Salisbury
Duplas femininas: Mertens & Hunter
Júnior feminina: Alina Korneeva
Júnior masculino: João Fonseca
Cadeira de rodas masculino: Alfie Hewett
Cadeira de rodas feminino
: Diede de Groot
Quad: Niels Vink
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt