This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Extraordinário João Sousa desmantela Thiem e faz final em São Petersburgo
João Sousa continua a mostrar consecutiva e destemidamente que o céu é o limite, e já este sábado assegurou no ATP 250 de São Petersburgo a qualificação para a sua sexta final da carreira e terceira de 2015, ao desmantelar o ténis de Dominic Thiem, número 21 mundial e terceiro cabeça-de-série da prova russa, onde em 2013 foi semifinalista.
Depois da derrota na final de Umag, na Croácia, em julho, o número um nacional e 53.º do ranking fez o austríaco provar do próprio veneno, derrotando-o em duas partidas, pelos parciais de 6-4 e 7-6(5), em 1h38, revelando-se muito determinado e extremamente concentrado nas incidências do encontro, mesmo depois de ter torcido o pé e ter caído, no início do segundo set.
O vimaranense de 26 anos foi o jogador que mais demonstrou vontade de vencer nos momentos em que era preciso fazê-lo. Depois de um primeiro set em que dominou, o pupilo de Frederico Marques viu o jogador austríaco a chegar à quebra, fazendo o 4-2, mas manteve-se firme e devolveu logo de seguida ao break.
Daí para a frente, Sousa precisou de servir duas vezes a sentir a pressão do marcador, a 4-5 e 5-6, e esteve a até a perder por 3-5 no tie break, mas mostrou uma vez mais que é capaz do melhor quando está encostado às cordas. Este é o primeiro triunfo do melhor jogador nacional de sempre diante de Thiem, depois das derrotas em Umag e Marselha, este ano, e no Open da Austrália 2014.
Terra batida de Viana do Castelo com propriedades vitoriosas
Tal como aconteceu em julho, o jogador de Guimarães marca presença numa final ATP logo depois de passar pela terra batida de Viana do Castelo, onde no fim-de-semana passado defendeu as cores nacionais diante da Bielorrússia. Relembre-se que este ano, Sousa alcançou as finais de Umag (diante de Thiem) e Genebra (frente a Thomaz Bellucci).
Sousa, que tem já o 47.º posto do ranking assegurado, espera agora para pelo desfecho do confronto entre Milos Raonic e Roberto Bautista Agut para conhecer o seu adversário na final, embate do qual pode resultar o segundo título da carreira do jogador português, depois de se ter sagrado campeão em Kuala Lumpur, Malásia, em 2013.
- Categorias:
- Não categorizado