Histórico! Luisa Stefani e Rafael Matos vencem de virada e vão à final do Australian Open

Histórico! Luisa Stefani e Rafael Matos vencem de virada e vão à final do Australian Open

Por Bruno da Silva - janeiro 25, 2023
stefani matos australian open
Divulgação/Tennis Australia

Luisa Stefani e Rafael Matos bateram os donos da casa Olivia Gadecki e Marc Polmans de virada, nesta quarta-feira (25) e garantiram vaga à decisão de duplas mistas do Australian Open. Os brasileiros chegaram a salvar um match point e fecharam a partida com parciais de 4-6, 6-4 e 11-9, em 1h37, na Rod Laver Arena.

No primeiro set, os brasileiros conseguiram uma quebra cedo, logo no terceiro game e abriram 3-1 na sequência. Gadecki e Polmans, porém, subiram o nível, principalmente na rede e venceram cinco dos seis games finais, anotando 6-4, em 39 minutos. Os australianos tiveram sete erros não-forçados a mais na primeira parcial, mas também somaram bem mais winners (15 a 9).

Os australianos começaram o segundo set como terminaram o primeiro, mas Luisa e Rafael conseguiram manter os seus serviços e, quando a chance surgiu no sétimo game, quebraram o saque e fizeram 4-3. Os brasileiros só cometeram dois erros não-forçados em toda a parcial, confirmaram seus próximos dois saques e devolveram o 6-4 em 40 minutos.

O match tie-break foi tenso, com as duas duplas cometendo alguns erros incomuns. Sacando em 6-7, Luisa cometeu uma dupla falta, mas Polmans devolveu a gentileza em 8-7. Na sequência, Gadecki conseguiu um smash para oportunizar o primeiro match point. A brasileira, porém, com um lindo ponto na rede, salvou.

Com Rafael confirmando seu saque seguinte, os brasileiros abriram 10-9 e não desperdiçaram a chance. Luisa conseguiu um winner de devolução no serviço de Gadecki e assegurou a vaga à decisão.

Resultado histórico

Luisa e Rafael são a primeira dupla totalmente brasileira numa final de mista de Slam desde Claudia Monteiro e Cássio Motta, em Roland Garros 1982. Jamais uma dupla totalmente brasileira levantou um caneco em um Major. Bruno Soares tem três títulos de mistas, Thomaz Koch e Maria Esther Bueno também venceram, mas sempre com parceiros estrangeiros.

Final definida

Na decisão das duplas mistas, Luisa Stefani e Rafael Matos enfrentam os indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza, que derrotaram Neal Skupski e Desirae Krawczyk nas semifinais. Mirza joga o último Slam de sua carreira.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.