This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Histórico! Luisa Stefani e Rafael Matos vencem de virada e vão à final do Australian Open
Luisa Stefani e Rafael Matos bateram os donos da casa Olivia Gadecki e Marc Polmans de virada, nesta quarta-feira (25) e garantiram vaga à decisão de duplas mistas do Australian Open. Os brasileiros chegaram a salvar um match point e fecharam a partida com parciais de 4-6, 6-4 e 11-9, em 1h37, na Rod Laver Arena.
No primeiro set, os brasileiros conseguiram uma quebra cedo, logo no terceiro game e abriram 3-1 na sequência. Gadecki e Polmans, porém, subiram o nível, principalmente na rede e venceram cinco dos seis games finais, anotando 6-4, em 39 minutos. Os australianos tiveram sete erros não-forçados a mais na primeira parcial, mas também somaram bem mais winners (15 a 9).
Os australianos começaram o segundo set como terminaram o primeiro, mas Luisa e Rafael conseguiram manter os seus serviços e, quando a chance surgiu no sétimo game, quebraram o saque e fizeram 4-3. Os brasileiros só cometeram dois erros não-forçados em toda a parcial, confirmaram seus próximos dois saques e devolveram o 6-4 em 40 minutos.
O match tie-break foi tenso, com as duas duplas cometendo alguns erros incomuns. Sacando em 6-7, Luisa cometeu uma dupla falta, mas Polmans devolveu a gentileza em 8-7. Na sequência, Gadecki conseguiu um smash para oportunizar o primeiro match point. A brasileira, porém, com um lindo ponto na rede, salvou.
Com Rafael confirmando seu saque seguinte, os brasileiros abriram 10-9 e não desperdiçaram a chance. Luisa conseguiu um winner de devolução no serviço de Gadecki e assegurou a vaga à decisão.
Resultado histórico
Luisa e Rafael são a primeira dupla totalmente brasileira numa final de mista de Slam desde Claudia Monteiro e Cássio Motta, em Roland Garros 1982. Jamais uma dupla totalmente brasileira levantou um caneco em um Major. Bruno Soares tem três títulos de mistas, Thomaz Koch e Maria Esther Bueno também venceram, mas sempre com parceiros estrangeiros.
Final definida
Na decisão das duplas mistas, Luisa Stefani e Rafael Matos enfrentam os indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza, que derrotaram Neal Skupski e Desirae Krawczyk nas semifinais. Mirza joga o último Slam de sua carreira.