Histórico. Gastão Elias faz o que nunca ninguém havia feito no ténis nacional
Foi um encontro impróprio para cardíacos. Gastão Elias, atual 61º classificado do ranking mundial, fez história para Portugal ao qualificar-se para a segunda ronda dos Jogos Olímpicos 2016, disputados no Rio de Janeiro.
Num encontro duríssimo que passou as duas horas de jogo, Gastão Elias estreou-se nos Jogos Olímpicos com uma excelente vitória ao derrotar o australiano Thanasi Kokkinakis pelos parciais 7-6(4) 7-6(3). Gastão não começou da melhor maneira o encontro, e esteve com break abaixo por duas vezes no primeiro parcial. Sempre com garra, o tenista português conseguiu dar a volta, salvando quatro set points pelo meio. Apesar de ter estado sempre em vantagem no segundo set, Gastão serviu duas vezes para o encontro mas foi só no tie-break que conseguiu selar o triunfo.
Na segunda ronda, Gastão Elias vai enfrentar o vencedor do encontro entre Steve Johnson e Darian King. Para além da vitória pessoal, esta é também uma vitória histórica para Portugal. Nunca nenhum tenista português tinha conseguido vencer um encontro nos Jogos Olímpicos. Amanhã, quando João Sousa defrontar Robin Haase, podem passar a ser dois.