Rocha soma primeira vitória Challenger e aumenta para cinco os portugueses na segunda rodada

Henrique Rocha soma primeira vitória Challenger e aumenta para cinco os portugueses na segunda rodada

Por José Morgado - agosto 1, 2023
rocha
Henrique Rocha of Portugal plays against Ryan Peniston of Great Britain, during the QUALIFYING of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril .

Henrique Rocha, jovem de 19 anos que ocupa o 380.º posto do ranking mundial, escreveu esta terça-feira mais uma página bonita numa temporada que tem sido de afirmação no circuito profissional. Depois de três títulos ITF em diferentes superfícies e condições de jogo e da estreia em quadros principais ATP no Millennium Estoril Open, o jovem que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor alcançou agora a sua primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios Challenger para se apurar para a segunda ronda do Porto Open 125, no Monte Aventino.

O jovem talento superou na primeira ronda da prova portuense, perante forte apoio nas bancadas, o qualifier letão Robert Strombachs, número 395 ATP, por 6-4, 4-6 e 6-4, num encontro em que como tantas vezes este ano foi capaz de sair por cima de um terceiro set em que chegou a estar em desvantagem por 0-3, mesmo sem ter de jogar o seu melhor ténis.

Na segunda ronda, Rocha tem encontro marcado com o experiente canadiano Steven Diez, número 262 ATP, que esta terça-feira surpreendeu o francês Benjamin Bonzi, segundo cabeça-de-série, na primeira ronda. Rocha derrotou Diez em 2022 neste torneio, mas na fase de qualificação.

São já cinco os portugueses na segunda ronda do Porto Open, feito histórico num Challenger 125. Rocha junta-se a João Sousa, Gastão Elias, Gonçalo Oliveira e Jaime Faria na segunda ronda. João Domingues ainda joga a primeira ronda na quarta-feira.

Gastão Elias regressa com grande triunfo sobre primeiro cabeça-de-série no Porto Open

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com