Henrique Rocha vence o amigo Jaime Faria e avança no qualifying de Wimbledon
Amigos, amigos… Grand Slams à parte! Henrique Rocha levou a melhor diante de Jaime Faria num duelo muito especial que valeu um lugar na segunda ronda do qualifying de Wimbledon. À segunda tentativa, depois da derrota com Radu Albot em Roland Garros, o campeão nacional soma a primeira vitória em torneios do Grand Slam, enquanto Faria fez a sua estreia absoluta em Majors.
Numa batalha extremamente equilibrada e decidida no mais ínfimo detalhe, Rocha (177.º ATP) superou Faria (175.º) por 7-6(5) e 7-6(5), em pouco mais de uma hora e meia. Depois de um primeiro set em que o serviço ditou a lei sem qualquer break point, a decisão chegou no tie-break, com o maiato sempre na dianteira. Bem diferente foi o que aconteceu numa segunda partida em que o rumo podia ter mudado de forma clara várias vezes.
Rocha salvou dois break points de entrada no segundo parcial, enquanto beneficiou de cinco, sempre sem os conseguir aproveitar. Tornou-se inevitável que tudo se fosse resolver novamente no tie-break, mas aí com Faria a adiantar-se para 5-2. Parecia lançado para forçar o terceiro set, mas foi Henrique Rocha quem meteu prego a fundo no acelerador para vencer cinco pontos consecutivos e carimbar o lugar na segunda ronda do qualifying.
O próximo obstáculo do maiato de 20 anos será Mark Lajal (262.º), tenista da Estónia que superou o italiano Francesco Passaro (131.º) por 5-7, 6-3 e 6-3. Numa eventual ronda de acesso ao quadro principal do Grand Slam britânico, o adversário sai do embate entre James Duckworth (78.º) e Nicolas Moreno de Alboran (148.º).