Henrique Rocha bate campeão júnior do US Open e avança em Mungia

Henrique Rocha bate campeão júnior do US Open e avança em Mungia

Por José Morgado - junho 19, 2023
Henrique Rocha of Portugal plays against Ryan Peniston of Great Britain, during the QUALIFYING of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril .

Henrique Rocha, jovem de 19 anos que ocupa o posto 517 do ranking ATP, entrou esta segunda-feira com uma boa vitória a caminho da segunda ronda do ITF M25 de Mungia, em Espanha. Apenas dois dias depois de jogar as meias-finais de Martos e numa superfície diferente (passou de piso rápido para terra batida indoor), o tenista que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor derrotou o ainda mais jovem espanhol Martin Landaluce, de 17 anos, 770.º ATP e campeão do US Open júnior de 2022, por 6-4, 0-6 e 6-2, em pouco mais de duas horas de duelo.

A jornada em Mungia ficou ainda marcada pela entrada no quadro principal do veterano Gonçalo Falcão, de 35 anos e número 1954 do ranking mundial. O campeão mundial de +30 anos em 2022 derrotou na ronda de acesso ao quadro o jovem italiano Iannis Miletich, de 17 anos e ainda sem ranking mundial, por 7-5 e 7-5, em dois sets que se prolongaram… por quase três horas.

Para além de Falcão, também Jaime Faria e Pedro Araújo entram em ação esta terça-feira na primeira ronda do quadro principal do torneio espanhol.

Esta segunda-feira Falcão e Araújo, juntos, André Rodeia (ao lado do espanhol Alejandro Garcia) e Valentin de Carvalho (em parceria Nicholas Bybel) foram eliminados na primeira ronda de pares.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt