Há 7 anos, Michelle Larcher de Brito fez HISTÓRIA ao vencer Sharapova em Wimbledon

Há 7 anos, Michelle Larcher de Brito fez HISTÓRIA ao vencer Sharapova em Wimbledon

Por Tiago Ferraz - junho 26, 2020
Michelle-Brito
Portugal’s Michelle Larcher De Brito celebrates winning a point in the final game against Russia’s Maria Sharapova in their second round women’s singles match on day three of the 2013 Wimbledon Championships tennis tournament at the All England Club in Wimbledon, southwest London, on June 26, 2013. Larcher De Brito won 6-3, 6-4. AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS – RESTRICTED TO EDITORIAL USE

26 de junho de 2013 é um dia que o ténis nacional nunca esquecerá e Michelle Larcher de Brito, em particular, também não.

Neste dia, a tenista portuguesa escreveu uma das páginas mais bonitas do ténis português quando, aos 20 anos, venceu nada mais nada menos do que a número três mundial da época: a russa e já retirada Maria Sharapova, antiga número um mundial, num encontro em que a portuguesa roçou a perfeição.

Larcher de Brito chegou ao quadro principal vinda da fase de qualificação e entrou bem ao conquistar a vitória na primeira ronda diante da norte-americana e também já retirada Melanie Oudin pelos parciais de 7-6(7), 1-6 e 6-4. Já Maria Sharapova bateu Kristina Mladenovic, em duas partidas, com um resultado de 7-6(5) e 6-3.

Dois dias depois chegou o momento que ficou para a eternidade: o encontro entre Maria Sharapova e Michelle Larcher de Brito que, na época, tinha apenas 20 anos, num encontro jogado a 26 de junho de 2013.

Este foi o dia de uma das melhores vitórias de sempre do ténis português e um dia que eu, pessoalmente, guardo com carinho: lembro-me bem desta data. Apesar de eu ser muito jovem (tinha 17 anos na altura), abdiquei de uma tarde estupenda de verão (tinha família em minha casa inclusive) e fiquei na sala de estar ‘fechado’ a ver um encontro que prometia…E cumpriu. Que momento!

Quem não se lembra dos gritos de Michelle e de Sharapova? (Acho que até nisso, a portuguesa levou a melhor). Quanto ao encontro, também não desiludiu. Que vitória! Ainda assim, lembra-se como foi o encontro? Nós damos uma ajuda.

Michelle Larcher de Brito entrou muito autoritária no encontro e foi mesmo a primeira a chegar ao break, no quarto jogo (3-1), mas a russa Maria Sharapova ia vender cara a derrota e devolveu a quebra de serviço a 4-3. No jogo seguinte, Sharapova não assentava com a pancada de serviço e Larcher de Brito voltou a chegar ao break com jogo em ‘branco’ e serviu, de seguida, para a vitória no set (6-3).

Na segunda partida, Michelle Larcher de Brito, esteve a bom nível na pancada de serviço, venceu todos os seus jogos, apesar de ter enfrentado três pontos de break, e com uma única quebra de serviço, logo na fase inicial do set, conseguiu tocar o céu da catedral do ténis para dar ao ténis português uma das maiores vitórias de sempre, mas não foi fácil: Michelle teve quatro Match Points à sua disposição e só à quinta tentativa é que foi feliz e tocou o céu na catedral de Wimbledon.

Foi o dia em que Portugal, um país cujo jornalismo está, essencialmente, virado para o futebol deu destaque de primeira página ao feito histórico de Michelle: o jornal desportivo A Bola fez manchete com o sucedido com o título “A vitória mais bela” numa das raras vezes até à data em que o ténis fez manchete nos principais diários desportivos em Portugal.

Michelle-Brito

A BOLA

Recorde aqui os melhores momentos de um encontro que vai ficar para a eternidade!

Larcher de Brito, a melhor tenista portuguesa de todos os tempos, tornou-se treinadora em 2018.

Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.