This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Guga Kuerten: «Sentimo-nos perto do menino Federer, do garoto que vi nos juniores»
Gustavo Kuerten não deixou passar em branco a despedida de Roger Federer. À margem de um evento da Lacoste Relógios, o antigo número um do Mundo e lenda do ténis brasileiro falou sobre esse adeus do suíço, garantindo que a mítica figura de Federer se humanizou em Londres.
SENTIMENTO DE PESAR
Há uma sensação de pesar e tristeza porque isso não volta mais, não há nada como entrar num court de ténis para uma final de um Grand Slam. A preparação, o dia antes, a hora da entrada. A nossa vida ainda é mais reduzida. Estes rapazes têm a vantagem de terem estendido a régua da longevidade para o dobro do tamanho. No fim, olhamos muito mais para o lado positivo, para o benefício de ter recebido tudo em cima de trabalho e dedicação, mas são únicos. Ganhar 20 Grand Slams, tantos torneios, ser número um do Mundo infinitamente… Isso é uma sensação e um privilégio para raríssimos jogadores.
IMPORTÂNCIA DO ADVERSÁRIO
Um atleta tem uma série de experiências e todas as vivências por que ele passa valem para a vida inteira. É um ciclo que termina ao mesmo tempo que outros aparecem. O que achei magnífico é novamente o brilhantismo do ténis, de ver a importância também do adversário. Saber o quão importante foi o Federer para o Nadal se transformar num tenista ainda mais grandioso. Se eu tivesse enfrentado o Nadal teria possibilidade de melhorar muito mais do que os desafios que vivi. É maravilhoso.
HUMANIZAR A LENDA
Este sentimento humaniza. Não sei se eles são de outro planeta, mas ali sentimo-nos perto do menino Federer, do garoto que acompanhei e vi jogar nos juniores a ter sucesso, até chegar a número um do Mundo, mantendo o nível de ética e profissionalismo intocáveis.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Roger Federer