Gonçalo Oliveira e João Domingues deixam escapar batalhas no Porto Open
Gonçalo Oliveira, que tem realizado uma grande temporada no ITF World Tour, estava à procura de regressar aos quartos-de-final de um Challenger pela primeira vez desde novembro de 2021, e a verdade é que andou perto. No entanto, não conseguiu capitalizar na oportunidade que teve no Porto Open e foi eliminado por Luca Nardi (153.º ATP e quarto cabeça-de-série) na segunda ronda.
O número 259 do ranking mundial cedeu com os parciais 6-4, 3-6 e 6-3, em 2h18, com destaque para o facto de ter reagido de forma impressionante no segundo set, chegando depois a ter uma vantagem de 3-1 na terceira partida. Oliveira parecia lançado para esse regresso aos quartos-de-final, mas o italiano subiu o nível e deu a cambalhota completa no marcador para se tornar no primeiro tenista nos quartos-de-final desta edição.
Leia também:
Quanto a João Domingues, o número 541 do ranking ATP não conseguiu resistir ao cazaque Denis Yevseyev (340.º), que chegou a Portugal embalado por um título Challenger em Astana. Yevseyev levou a melhor em pouco menos de duas horas, com os parciais 6-2, 3-6 e 6-3, contrariando a reação do oliveirense para forçar uma terceira partida.
Assim, Domingues fica pela primeira ronda depois de ter ultrapassado o qualifying e Yevseyev avança para defrontar o norte-americano Emilio Nava (189.º ATP e sexto cabeça-de-série).