Portugal 1-1 Áustria: Gastão joga ténis de luxo mas perde duelo polémico
Foi por muito pouco. Gastão Elias, número dois português e 121.º classificado do ranking mundial, mostrou esta sexta-feira a razão pela qual é conhecido como o “Mágico” na Taça Davis, mas acabou eliminado diante do austríaco Dominic Thiem, 14.º ATP, por 6-3, 5-7, 3-6, 6-1 e 6-7(6), naquele que foi o melhor encontro da sua carreira em termos de nível de ténis, ficando igualada a eliminatória diante da Áustria a 1-1.
Num encontro muito polémico no que diz respeito à arbitragem, com vários protestos por parte da equipa austríaca e do público, Elias jogou o ténis da sua vida, colocando muita pressão no jogo do austríaco. No entanto, apesar de ainda ter salvo três match points no tiebreak final da quinta partida, Gastão acabou por claudicar na ponta final de um encontro que se prolongou por 3h32, oferecendo a Thiem a sua primeira vitória de sempre na Taça Davis.
Com esta derrota diante de Thiem, a eliminatória alusiva à primeira ronda do Grupo I da zona euro-africana fica igualada depois da vitória do número um português João Sousa no primeiro encontro do confronto, no qual derrotou o número dois austríaco Gerald Melzer, em três partidas.
Este sábado, João Sousa e Gastão Elias juntam-se para o embate de pares. A dupla portuguesa encara os austríacos Alexander Peya e Dennis Novak.