Gastão Elias vence batalha e marca encontro com Pedro Sousa em Turim
Está confirmado! Vamos ter duelo 100% luso no Challenger de Turim depois da vitória de Gastão Elias na primeira ronda. O caldense derrotou Matthias Bachinger em dois sets, por 7-5, 6-7(2) e 6-1. Foi um duelo em que a diferença de ranking dos dois tenistas acabou por não se notar muito no court, principalmente nos dois primeiros sets. Mas não podemos também esquecer que o adversário de Gastão é um jogador experiente e que chegou a ser 85º na hierarquia mundial.
No primeiro set, o Mágico chegou primeiro ao break mas ainda permitiu ao atual número 333 do ranking ATP o empate no décimo jogo. Gastão voltaria a quebrar o serviço do alemão para fechar o set com 7-5.
No segundo parcial, o jogador português construiu uma vantagem de 2-0 e parecia ter o controlo das operações quando serviu a 5-4 mas permitiu que Bachinger fizesse um precioso break, ficando tudo por decidir num sempre imprevisível tiebreak. Aí, Gastão, provavelmente afetado por ter desperdiçado a hipótese de fechar o encontro, foi claramente dominado pelo alemão perdendo o desempate por 7-2.
Já no terceiro set, Gastão Elias entrou com pressa e cimentou rapidamente uma vantagem de 3-0 no marcador que veio a revelar-se decisiva. A partir daí seria uma questão de, no mínimo, manter o serviço. O número dois português não facilitou até final, cedendo apenas um jogo para fechar o encontro com 6-1 no terceiro set e carimbar o passaporte para a segunda ronda do Challenger transalpino onde encontrará o lisboeta Pedro Sousa.