Gastão Elias soma mais uma grande vitória e segue à final de Girona
Imparável! Gastão Elias não pára de ganhar em Girona e apurou-se para a 22.ª final Challenger — um recorde absoluto do ténis português, tal como os seus dez títulos — da carreira. Um dia depois de bater o top 70 Jaume Munar, o número 222 do ranking mundial voltou a exibir-se em excelente nível contra um tenista da casa, desta feita Pedro Martínez (121.º e top 40 na época passada).
O lourinhanense triunfou com os parciais 4-6, 6-2 e 6-4, em 2h33, voltando a mostra enorme resiliência. É que Elias deixou fugir um primeiro set duro, no qual começou logo com uma desvantagem de dois breaks, e viu-se também a perder por 1-0 e 2-1, com break abaixo, na segunda partida. A questão é que o português não virou a cara à luta e disparou para cinco jogos consecutivos, empurrando a decisão para o terceiro parcial.
Na hora da verdade, Martínez adiantou-se para 3-1… e Gastão Elias respondeu com sangue frio para resolver com 6-4 no marcador e apurar-se para a final na terra batida espanhola. Será a primeira final do português de 32 anos desde que venceu os dois torneios no Jamor há um ano, sendo que agora terá pela frente o russo Ivan Gakhov (241.º).
Em termos de ranking, os pontos dessas duas semanas de sonho no Jamor caem nesta segunda-feira, mas esta caminhada já está a ajudar a compensar, com o português a ter uma queda prevista mais limitada para o 236.º posto. Em caso de título, irá surgir no 215.º lugar.