This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francisco Rocha se classifica no qualifying em Vale do Lobo e serão sete os portugueses na chave principal
Francisco Rocha venceu dois encontros num só dia e garantiu o apuramento para o quadro principal de singulares do Vale do Lobo Open, no qual se junta aos compatriotas Jaime Faria, Frederico Silva, Duarte Vale, Tiago Pereira, Pedro Araújo e Tomás Cortez. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy entre os dias 10 e 17 de março, o torneio pertence à categoria ITF M25 e é pontuável para o ranking ATP.
Isento da primeira ronda graças ao estatuto de terceiro cabeça de série, Francisco Rocha (que é o 926.º classificado no ranking mundial) apurou-se para o quadro principal com duas vitórias sobre compatriotas: primeiro ao vencer Diogo Coelho por 6-0 e 6-0, depois Diogo Marques por 6-4 e 6-2.
Para além do portuense, Rodrigo Fernandes (6-1 e 6-1 sobre Miguel Pereira Lopes) e Gonçalo Falcão (6-2 e 6-0 contra José Freitas) confirmaram o estatuto de favoritos para chegarem à última ronda do qualifying, feito que também Daniel Batista (6-3, 6-7 e 11-9 frente ao suíço Alexander Orlov, 12.º cabeça de série) conseguiu.
Leia também:
– Gauff soma 18ª vitória seguida em casa e segue às oitavas em Indian Wells
– João Fonseca e outros quatro brasileiros jogam o Challenger de Santiago; confira a chave
– Bia Haddad sai na frente, mas sofre virada de Pavlyuchenkova e dá adeus em Indian Wells
Mas todos foram travados nesta jornada dupla: o primeiro ao ceder uma reviravolta (3-6, 6-4 e 10-6) perante o espanhol Andres Fernandez Canovas, o segundo com um desfecho semelhante (4-6, 6-1 e 10-3) frente ao búlgaro Alexander Donski e o terceiro devido a uma desistência quando o marcador assinalava 4-1 favoráveis a Mario Gonzalez Fernandez.
Duarte Trocado, Tomás Almeida, Guilherme Valdoleiros, Daniel Marincas e Martim Simões foram eliminados da parte da manhã, ainda na segunda eliminatória.
Feitas as contas, o apuramento de Francisco Rocha aumentou para sete o número de portugueses presentes no quadro principal de singulares deste Vale do Lobo Open, com o jovem natural do Porto a juntar-se a dois compatriotas com entrada direta e quatro convidados pela organização.
Esta segunda-feira ficou a saber-se que pelo menos um deles estará na segunda ronda, pois Duarte Vale (605.º) e Pedro Araújo (776.º) vão medir forças. Os dois foram convidados pela organização, tal como Tiago Pereira (733.º) e Tomás Cortez (vencedor do torneio wild card).
O algarvio vai reencontrar o finlandês Eero Vasa (1008.º), que no domingo o derrotou na final de pares do ITF M25 do The Campus, na Quinta do Lago, e esta segunda-feira passou pela fase de qualificação. Já o portuense, o único jogador “da casa” a ir a jogo na terça-feira, terá como primeiro adversário o espanhol John Echeverria (587.º).
Francisco Rocha não teve sorte no sorteio e terá de medir forças com o mais cotado dos tenistas presentes em Vale do Lobo, o francês Jules Marie (203.º), que lidera uma lista de cabeças de série que também conta com Jaime Faria (sexto) e Frederico Silva (sétimo).
Campeão em Vila Real de Santo António, em Faro e na Quinta do Lago nas últimas três semanas, Jaime Faria (esta semana 347.º do ranking, mas com a entrada no top 300 confirmada na próxima segunda-feira) iniciará o ataque ao quarto título consecutivo contra o qualifier búlgaro Alexander Donski (959.º).
Quanto a Frederico Silva, o tenista das Caldas da Rainha (355.º e ex-168.º) vai disputar o primeiro torneio desde novembro de 2023 e abre a campanha contra outro qualifier, o espanhol Rafael Izquierdo Luque (1080.º).
- Categorias:
- Portugal