Francisca Jorge brilha ao resistir à maratona e elimina a terceira cabeça de chave no Porto

Francisca Jorge brilha ao resistir à maratona e elimina a terceira cabeça de chave no Porto

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 31, 2024
francisca-jorge

Francisca Jorge quis tornar o seu primeiro triunfo do ano em algo especial. É que a número um nacional, atual 207.ª do ranking WTA, saiu por cima de uma tremenda batalha na primeira ronda do ITF W50 do Porto para somar uma das melhores vitórias da sua carreira.

Kika, de 23 anos, deixou pelo caminho uma das principais favoritas à conquista do título, ao ultrapassar a suíça Simona Waltert (169.ª WTA e terceira cabeça-de-série), com os parciais 6-7(6), 6-4 e 6-2, ao cabo de 2h53. A portuguesa teve de lidar com a frustração de deixar escapar uma primeira partida na qual teve dois set points, mas nunca virou a cara à luta e conseguiu mesmo uma reviravolta impressionante.

 

Desta forma, garante a sua primeira vitória de 2024 — perdeu no qualifying do Australian Open e na primeira ronda do ITF W75 do Porto na semana passada com a eventual campeã do torneio — e agora prepara-se para um duelo com a eslovena Kika Radisic (401.ª), que beneficiou da desistência da espanhola Celia Cervino Ruiz (1033.ª) quando liderava por 6-3 e 3-0.

Diga-se, no entanto, que esta vitória deixa Francisca Jorge muito perto de garantir a entrada no top 200 pela primeira vez na carreira.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt