Final do US Open repete-se este sábado na capital da nação
Onze meses depois, Marin Cilic e Kei Nishikori vão reeditar na capital dos Estados Unidos a surpreendente final do US Open 2014, em Nova Iorque. O croata, número oito do ranking mundial, e o japonês, quinto classificado, defrontam-se este sábado nas meias-finais do ATP 500 de Washington, num embate que promete ser mais equilibrado do que aquele que deu o primeiro título do Grand Slam a Cilic na cidade que nunca dorme (6-3, 6-3 e 6-3).
Nos quartos-de-final, Marin Cilic teve de suar muito para derrotar uma das jovens super-estrelas do circuito: Alexander Zverev. O alemão fez uma boa exibição e lutou até ao fim, mas foi o croata que levou a melhor por 7-5 e 7-6(3). Cilic está nas suas primeiras (!) meias-finais do ano e segundas desde que ganhou o US Open no ano passado.
“É muito bom estar de volta às meias-finais de um torneio e logo para defrontar o Kei novamente nos Estados Unidos. Sinto que estou a melhorar a cada encontro e acho que vamos ter um duelo muito entusiasmante”, confessou o croata, que tem vivido uma época muito difícil, com lesões e algumas derrotas precoces.
Kei Nishikori, a jogar o seu primeiro torneio desde a lesão que o obrigou a desistir a meio do torneio de Wimbledon, teve tarefa mais fácil nos quartos-de-final. Um break em cada set foi o que o japonês precisou para bater o possante australiano Sam Groth, que serviu quase sempre acima dos 200 km/h, por 6-4 e 6-4. Nishikori está pela sétima (!) vez nas meias-finais de um torneio este ano, em 13 disputados.
“Foi um encontro duro porque estava muito ventoso, mas senti que respondi bem, servi bem e fui agressivo. Contra o Marin vai ser interessante, seria uma boa vingança para mim vencê-lo aqui nos Estados Unidos, mas ele tem estado a jogar bem esta semana”, confessou Nishikori minutos após vencer o australiano.
Marin Cilic venceu o encontro mais importante da carreira de ambos, na final do US Open 2014, mas é Kei Nishikori quem comanda o confronto direto, por 5-3.