Federer vai cair no ranking mas continuará no top 10 depois de Wimbledon

Federer vai cair no ranking mas continuará no top 10 depois de Wimbledon

Por José Morgado - julho 8, 2021
federer
epa09320801 Roger Federer of Switzerland hits a forehand during the 3rd round match against Cameron Norrie of Britain at the Wimbledon Championships, in Wimbledon, Britain, 03 July 2021. EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA EDITORIAL USE ONLY

Roger Federer, número um do Mundo durante 310 semanas e atualmente no oitavo posto do ranking mundial, vai voltar a cair no ranking depois do torneio de Wimbledon, no qual não conseguiu defender os pontos que tinha por ter atingido a final da última edição, em 2019. O suíço vai perder ‘somente’ metade dos pontos (600 dos 1200 que venceu em 2019) por causa do descongelamento gradual dos rankings mas cairá ainda assim do oitavo para o nono posto da classificação… pelo menos.

Se Denis Shapovalov ou Hubert Hurkacz vencencerem no All England Club, no próximo domingo, o suíço cairá mesmo para o 10.º lugar, sendo no entanto matematicamente impossível que caia para fora do lote dos 10 primeiros.

Federer esteve no top 10 mundial entre 2001 e 2016, tendo saído durante alguns meses devido à sua primeira operação ao joelho esquerdo, na segunda metade de 2016. O suíço voltaria depois a entrar rapidamente no lote dos 10 melhores, em janeiro de 2017, e de lá não voltou a sair até agora.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com