This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Federer sobre manipulação de resultados: «Adorava ouvir nomes»
Roger Federer despendeu apenas quatro jogos no encontro inaugural do Open da Austrália, como seria expectável, mas o que talvez não estivesse nos planos do número três mundial era ter de enfrentar assuntos tão pouco animadores na sala de imprensa.
Com o assunto da manipulação de resultados, sustentado por documentos que indiciam o nome (não revelado) de um campeão de Wimbledon, a dominar as atenções em Melbourne, o suíço foi “espremido” pelos jornalistas mal colocou os pés na sala de imprensa, à semelhança do que aconteceu com Novak Djokovic.
“Gostava de ouvir o nome”, disse o helvético de 34 anos. “Adorava ouvir nomes. Pelo menos tínhamos coisas concretas e podíamos debater realmente o assunto. Terá sido o jogador? A equipa técnica? Quem foi? Foi um jogador de pares, de singulares? Em que Grand Slam? É assim em todo o lado. Não faz sentido responder a algo que não passa de pura especulação”, afirmou.
“É um assunto muito sério e é muito importante mantermos a integridade do nosso desporto. Até onde isto pode ir? Quanto mais longe for, mais eu vou ficar surpreendido, não há dúvida sobre isso. Não é sobre as pessoas serem abordadas, mas antes o que elas fazem. Não há lugar para este tipo de comportamentos no nosso desporto. Não tenho nenhuma simpatia por esse tipo de pessoas”, atirou Federer.
Para o recordista de títulos do Grand Slam, a beleza do desporto está, precisamente, na sua imprevisibilidade e esse é um fator que tem de continuar a ser protegido. “A melhor maneira de o defender é dizer aos jogadores que eles não podem participar em torneios profissionais, se forem condenados por fraude”, acrescentou o helvético, lembrando que existe um lado positivo em todo o alvoroço que criou: “as autoridades vão intensificar os esforços para combater este flagelo”.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Fora de Linhas