Federer: «Quando juntei o Big 4 para a Laver Cup não fazia ideia que ia retirar-me»

Federer: «Quando juntei o Big 4 para a Laver Cup não fazia ideia que ia retirar-me»

Por José Morgado - setembro 21, 2022

Roger Federer, de 41 anos, vai retirar-se esta semana na Laver Cup, ao fazer parte da equipa da Europa que contará com os quatro membros do Big Four: para além de Federer, também jogam Rafael Nadal (terceira participação na prova), Novak Djokovic (segunda) e Andy Murray (em estreia). O suíço assegura no entanto que nunca pensou nesta ‘reunião’ a achar que este seria o último torneio da carreira.

“Ter o Andy, o Novak e o Rafa na minha equipa é muito especial. Poder retirar-me com eles do meu lado. É fantástico porque quando começámos a planear quem é que poderia jogar a Laver Cup em 2022, nós nunca pensámos que este seria o meu último torneio. Agora quase parece que foi tudo planeado de forma perfeita… mas não foi. Só nos últimos meses é que percebi que o meu joelho não me deixaria competir mais e que este seria o timing certo para abandonar”, confessou em entrevista ao ATP Tour.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt