Federer: «Não gosto de elogiar miúdos até eles entrarem no top 20. Não os pressionem!»

Federer: «Não gosto de elogiar miúdos até eles entrarem no top 20. Não os pressionem!»

Por José Morgado - março 29, 2019

Roger Federer, de 37 anos, vai defrontar esta sexta-feira o canadiano Denis Shapovalov, de 19 anos, numas meias-finais do ATP Masters 1000 de Miami que também contam com Felix Auger Aliassime, de 18. O suíço aprecia as qualidades dos dois rapazes do Canadá, mas lembra que elogiá-los muito pode ser contra-producente.

“Tento nunca falar muito de miúdos promissores enquanto eles não entram no top 30 ou mesmo no top 20. E a razão é simples: quero protegê-los. As pessoas rapidamente saltam em cima deles e rotulam-nos como o ‘novo Roger ou o novo Rafa, etc’. Não os pressionem!”, pediu o helvético, número 5 ATP.

Federer tem faro para identificar alguns dos craques do futuro e costuma convidá-los para treinaram consigo na pré-temporada. Foi assim com Auger Aliassime, entre 2017 e 2018.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com