Federer está a testar-se no Dubai e quer viajar para a Austrália

Federer está a testar-se no Dubai e quer viajar para a Austrália

Por José Morgado - dezembro 19, 2020
Federer
Tennis – ATP 500 – Dubai Tennis Championships – Dubai Duty Free Tennis Stadium, Dubai, United Arab Emirates – March 1, 2019 Switzerland’s Roger Federer in action during his semi final match against Croatia’s Borna Coric REUTERS/Ahmed Jadallah – RC19E4F3DD80

Roger Federer, número cinco do ranking mundial e seis vezes campeão do Australian Open, já admitiu que não chegará a cem por cento ao Grand Slam dos antípodas, mas continua comprometido em participar na prova caso a evolução da sua recuperação seja a esperada nas próximas semanas.

Depois de algumas notícias menos positivas e de ter colocado até em causa um regresso aos courts, Federer viajou esta semana para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde habitualmente cumpre a sua pré-temporada, juntamente com a sua família e equipa técnica para fazer um teste ao seu corpo. “Estas três semanas são muito importantes”, assumiu Ivan Ljubicic, o seu treinador, antes de partir para o Dubai.

Este sábado, Craig Tiley, o diretor do Australian Open, assegurou que a vontade de Federer é a de disputar o torneio e que há um compromisso do suíço em viajar caso se sinta em condições. “Há um compromisso do Roger para vir à Austrália, mas tudo vai depender da evolução do seu joelho durante as próximas duas ou três semanas”, assume.

Caso Federer decida viajar até Melbourne, prevê-se que o suíço de 39 anos possa inclusivamente competir na ATP Cup, que se joga na semana antes do Australian Open. Sem competir há quase um ano, Federer entende que fazer um par de encontros na ATP Cup seria positivo para preparar o Grand Slam. Em 2020, a Suíça qualificou-se mas Federer e Stan Wawrinka não quiseram jogar.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com