Federação Portuguesa quer abrir alto rendimento na próxima semana
A Federação Portuguesa de Ténis emitiu esta sexta-feira uma atualização sobre a situação do ténis no nosso país, remetendo para as recentes declarações do Presidente da República, que decretou o prolongar do estado de emergência até ao dia 2 de maio. Em comunicado, Vasco Costa, presidente do organismo, confirmou a intenção de retomar os treinos de alto rendimento da próxima semana e acredita que a modalidade poderá voltar aos treinos durante o mês de maio, primeiro “de singulares e seguidamente em grupo”.
Nos últimas dias, a Associação de Ténis de Lisboa veio a público pedir à Federação que intercedesse pelo reatar da modalidade. “Tendo em consideração as especificidades da sua prática, [o ténis] é das modalidades que reúne melhores condições para permitir o regresso à atividade física“, escreveu Mário Azevedo Gomes, presidente da ATL, numa carta aberta.
COMUNICADO DA FPT
O Exmo. Sr. Presidente da República renovou, ontem, por um período de quinze dias o estado de emergência em Portugal. No entanto, e fruto do empenho de todos os Portugueses, manifestou também otimismo quanto à não necessidade de prolongar este estado para além do dia 2 de Maio e ao reatamento gradual da atividade de alguns serviços, mesmo que com alguns condicionamentos.
A pandemia da Covid-19 tem sido um desafio sem precedentes para a humanidade, afetando nações nos cinco continentes. Apesar de nesta fase a prioridade máxima continuar a ser a saúde pública, a Direção da Federação Portuguesa de Ténis e a estrutura Técnica têm vindo a trabalhar diariamente para encontrar soluções práticas, que permitam minimizar o impacto que advém da suspensão forçada das atividades. Com olhos postos no recomeço da atividade do ténis nacional, e tendo em conta os vários cenários, vamos durante a próxima semana apresentar um Plano com medidas de apoio concretas, que vão abranger os vários agentes da modalidade.
A Federação Portuguesa de Ténis tem estado em permanente contacto com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a finalidade de aprovar as medidas de prevenção que permitam o recomeço da atividade tenística, cujo plano também iremos apresentar no início da próxima semana. Numa primeira fase serão divulgadas as medidas de segurança para o regresso à atividade dos atletas de Alto Rendimento, que pensamos ser na próxima semana, conforme autorização do DL nº 2-A/2020 de 20 de março. Numa segunda fase, serão implementadas as medidas de segurança para o recomeço da atividade dos clubes na prática e treino de singulares e seguidamente em grupo. Estamos a interceder junto das autoridades de tutela competentes para que o mesmo possa ocorrer durante o mês de Maio, ainda que com restrições.
Continuaremos a trabalhar junto do Governo, para que a abertura dos campos dos clubes de ténis possa acontecer o mais breve possível.